Semanas Martin Luther King
é uma ocasião para celebrar os avanços conquistados nas últimas décadas, quando se criaram metodologias para expressar indignação sem violência e promover reparação e dignidade nas bases das organizações sociais. Vivemos numa época marcada por grandes transições climáticas, econômicas e culturais, momento oportuno para mobilizar outras mudanças que potencializem nosso desenvolvimento ético e humano.

A Palas Athena organiza há nove anos no mês de abril a disseminação do legado e trajetória do líder pacifista, revelando sua continuidade e atualidade. Suas atitudes, propostas e ideias trazem suporte ao desafio de tornar visíveis as consequências negativas dos preconceitos, da discriminação, do racismo e todos os comportamentos que, ao longo da história, naturalizaram a exclusão. Martin Luther King é uma inspiração para a difusão da segregação e da intolerância como práticas incongruentes à democracia e à justiça que se pretende alcançar em nosso século.

Convidamos você, organizações, escolas e comunidades do Brasil todo para criar, ao longo do mês de abril de 2012 em seus próprios espaços, atividades e ações de convívio e cidadania alinhadas com os princípios, sonhos e valores que inspiram e buscam a conquista de direitos civis de pessoas e povos oprimidos.

 

 

A Palas Athena realizará:

VOZ, DIGNIDADE E EMANCIPAÇÃO
encontro com Leonardo Sakamoto e Lourdes Alves de Souza

14 de abril, sábado, 16h a 18h 
Local: Palas Athena – Alameda Lorena, 355, Jardim Paulista – São Paulo
Entrada gratuita – não é necessário fazer inscrição prévia

Grandes temas

a. Corpos invisíveis do nosso país;
b. Erradicação do trabalho escravo;
c. Inclusão, como se faz?
d. Respeito e dignidade: como conviver com as diferenças?
e. Realidade e mudanças de paradigmas: é hora de agir!

Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política. Cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos em Timor Leste, Angola e no Paquistão. Professor de Jornalismo na PUC-SP, é coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.

Lourdes Alves de Souza é psicóloga, especialista em Desenvolvimento Local pelo Programa Delnet da Organização Internacional do Trabalho. Compõe a equipe de Desenvolvimento Social do Senac São Paulo. É multiplicadora das metodologias de diálogo e círculos de cultura de paz.

__________________________________________________________________

Compartilhamos abaixo o vídeo “Tributo a Martin Luther King” – conquista dos direitos civis pela estratégia da não-violência, e a tradução de um trecho do último discurso do líder pacifista proferido no dia 03 de abril de 1968 (um dia antes da sua morte.), inserido no vídeo.

“Temos alguns dias difíceis pela frente. Mas realmente não importa para mim agora. Porque cheguei ao topo da montanha. Não vou pensar. Como todos, gostaria de viver uma vida longa. Longevidade tem seu lugar. Mas não estou preocupado com isso agora. Só quero fazer a vontade de Deus. E Ele permitiu-me ir até a montanha. E olhei além, e vi a Terra Prometida. Posso não chegar lá com vocês, mas quero que saibam esta noite que somos um povo que vai chegar à Terra Prometida. Então estou feliz esta noite. Não estou preocupado com nada. Não estou temendo qualquer homem. Meus olhos viram a glória da vinda do Senhor.”

 

Créditos
Idealização: Luiz Henrique Góes
Edição: Clipe Produções
Fotos e trechos de vídeos: extraídos da Web
Trilha sonora: The Rainmaker, faixa 1 do albúm The Power of One