Homenageamos pelo oitavo ano um dos grandes semeadores da humanidade – Mahatma Gandhi. Suas sementes foram espargidas nos quatro cantos do mundo; nalguns lugares já frutificaram (lembremos o movimento estudantil pacífico ocorrido recentemente na China), noutros estão germinando. Se Mohandas Karamchand Gandhi não tivesse existido, poderíamos nos convencer de que a não-violência, a verdade, a tolerância e o desprendimento são meros anseios de um sonhador despreparado para a existência; não obstante, sua vida provou quão reais são estas aspirações que não deixam de se manifestar nosso íntimo, silenciosamente.
Neste ano, escolhemos o tema da oração. Antes que se pense que está em descompasso com este fim de século superdesenvolvido, vale a pena refletir sobre o motivo do incômodo que sentimos ao sermos solicitados para o diálogo silencioso.
Mahatma Gandhi expressou sua íntima vivência com a oração – o diálogo silencioso – ao dizer:
“A oração nada mais é do que um anseio intenso do coração. Podemos expressar-nos por intermédio dos lábios; podemos expressar-nos em recolhimento ou em público; para ser verdadeira, porém, essa expressão deve originar-se das profundezas mais recônditas do coração.
Uma eterna luta entre os poderes do obscurantismo e os da luz assola o peito do homem: aquele que não possui a âncora mestra da oração para apoiar-se, será vítima dos poderes do obscurantismo.
Assim, comece o dia com uma oração e faça-a com tal fervor de alma que ela permaneça consigo até o anoitecer.
Encerre o dia com uma prece, de modo que possa ter uma noite em paz, livre de sonhos e pesadelos”.
Programa
quinta-feira – 28/10 – 20h
O sentido da oração no cristianismo
Monsenhor José Conceição Paixão
sexta-feira – 29/10 – 20h
O sentido da oração no budismo
Prof. Dr. Gustavo Alberto Correa Pinto
sábado – 30/10 – 20h
O sentido da oração no judaísmo
Prof. Dr. Hugo Schlesinger
domingo – 1/10 – 17h
Gandhi e a oração
Prof. Dr. Gerardo de Mello Mourão
Gandhi: Um homem que antecipou o século XXI