De 14 a 21 de Agosto de 2021
Informações e inscrições:https://sites.google.com/view/ubiratan-dambrosio/

EtnoMatemaTicas Brasis e a Matemática Humanista solidarizam-se, mais uma vez, com os ideais de Ubiratan D’Ambrosio, no intuito de ressaltar a grandiosidade deste Ser Humano e os princípios e perspectivas do Programa Etnomatemática, enquanto epistemologia e programa de pesquisa, organizado intelectualmente por ele ao longo de quase 50 anos.

Desta vez, a parceria concretizou-se para a realização de um tributo internacional a Ubiratan D’Ambrosio, inspirado na pessoa, em suas contribuições e em suas memórias.

Com planejamento iniciado em fevereiro de 2021, o evento contaria com a nobre presença do homenageado, nos seus momentos ao vivo, e buscaria exibir vídeos com compilações de depoimentos de amigos e orientandos e de algumas de suas palestras, além de abrir espaços para mais depoimentos e registros referentes a estudos, durante a sua ocorrência. Assim, a partir de março, começamos a receber depoimentos, fotos, textos que comporiam a programação.

Em 12 de maio de 2021, a enorme comunidade mundial de etnomatemáticos e afins, que Ubiratan D’Ambrosio tão bem semeou, consternou-se com a notícia do seu falecimento.

Mas, pela importância singular de suas contribuições até este momento e para a continuidade delas à pesquisa e à educação das novas gerações, o evento foi mantido, buscando reunir as manifestações de carinho a ele, antes e depois do dia 12 de maio, isto é, mesclando um tributo em vida e em memória de Ubiratan D’Ambrosio.

EtnoMatemaTicas Brasis e a Matemática Humanista são comunidades virtuais, respectivamente de interessados em Etnomatemática e na Filosofia Humanista da Matemática. A afinidade decorre das perspectivas culturais da Matemática, além dos propósitos de promoção de ações abertas, gratuitas, realizadas em mídias sociais, que possibilitam o acesso de todos os interessados e que fazem chegar as questões abordadas a um grande público, de pesquisadores, educadores, estudantes, simpatizantes e curiosos dos objetos de estudo e discussão.

Não nos foi fácil rever um planejamento, cujos aspectos conceituais são considerados por nós da maior relevância, mas que, principalmente, era pautado no amor ao nosso grande mestre.

Ubiratan D’Ambrosio: pessoa, contribuições e memórias mantém os aspectos emocionais que motivaram a sua proposição inicial, ciente de que ora há uma maior responsabilidade de fazer representar o ser humano incrível, que é Ubiratan D’Ambrosio, e de distribuir a muitos toda a riqueza do seu imenso legado.

De coração, a EtnoMatemaTicas Brasis e a Matemática Humanista os acolhem em Ubiratan D’Ambrosio: pessoa, contribuições e memórias para, juntos, cumprirmos essa missão!

Ubiratan D’Ambrosio, este tributo pretende, respeitosa e eticamente, honrar seu nome e sua criação, que o imortalizam para sempre.