Encontro de buscadores 
Com Carolina de Cássia Mendes Lopes
 

Como sair da mesmice e do automatismo? Para construir uma cultura de paz, uma cultura diferente da predominante, é preciso privilegiar uma nova maneira de ver o mundo, de agir e de conviver.

Um dos recursos para facilitar mudanças, expandir a visão de nossas opções e enxergar novas estratégias de atuação é a Atenção Plena, ou Mindfulness (na tradução para o inglês) – um insight do budismo que adquiriu validação científica nas últimas décadas.

Mindfulness não é somente uma técnica meditativa, trata-se da consciência que surge ao prestarmos atenção intencionalmente no momento presente, sem julgamento, com curiosidade e gentileza. A prática formal de Mindfulness, ou meditação da atenção plena (tradução mais fiel de Mindfulness em português), fortalece nossa aptidão para escolher onde colocamos nossa atenção, sem sermos sequestrados por pensamentos, preocupações e ruminações mentais.

Tanto na prática formal quanto no dia-a-dia cultivamos a aceitação, o não julgamento, a abertura e a gentileza em relação a pensamentos e emoções, o que leva à maior consciência e aceitação de si mesmo. A serenidade assim adquirida permite fazermos escolhas mais sábias. A paz interior acaba se traduzindo em comportamentos menos reativos e mais cooperativos e saudáveis, para nós mesmos e para a coletividade como um todo. São aptidões importantes para todos que querem trabalhar pela PAZ.


10 de junho de 2022
Sexta-feira, das 19h30 às 21h30
Modalidade: Presencial ou online

INSCREVA-SE


Carolina de Cássia Mendes Lopes –  Integra a equipe de Pediatria Integrativa do HC FMUSP, como instrutora e pesquisadora de Mindfulness. Coautora do Programa Be.M e Cofundadora do Projeto Be.M, junto à Dra Paula Pasqualucci. Administradora de empresas pela FGV SP, com pós-graduação em Medicina Integrativa pela Faculdade Albert Einstein. Instrutora de Mindfulness formada pelo Instituto de Psiquiatria da FMUSP, e de Yoga pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Yoga de Marcos Rojo. Especialista em Mindfulness para crianças e Adolescentes pela Mindful Schools. Especialista em “saúde mental nas organizações” pela faculdade Albert Einstein e em “Cultura da Paz e tecnologias de convivência” pela Palas Athena. Atende como consultora de Mindfulness em sua empresa Cultivo.