A Vida Pede Passagem:
Mais livros, menos armas

Live com Denis Mizne, Cristiane Isabela de Almeida, Bruno Langeani e Lia Diskin
Apresentação: Ana Sofia Schmidt de Oliveira
 

“No final da década de 90, São Paulo vivia seu pico de homicídios – quase 50 homicídios por 100 mil habitantes. Nessa época a sociedade civil se organizou para dar uma resposta e propor uma nova maneira de olhar o problema da segurança e da violência, a partir de soluções coletivas e da promoção da cultura de paz. O efeito foi uma significativa redução dos homicídios e mudanças culturais relevantes. Hoje, numa sociedade polarizada, precisamos lembrar mais uma vez que armas levam às guerras e não à paz, não à segurança.”
Denis Mizne
Formado pela Faculdade de Direito da USP, é Diretor Executivo da Fundação Lemann e Conselheiro de diversas instituições de direitos humanos e educação.

“O que nos move internamente em direção a um ser humano em sofrimento? Como transformar motivação e intenção em atos? Posso, com meus atos, inspirar outros? Quando nossa coragem se torna maior que o medo, e a perspectiva de alívio e consolo se faz necessária e urgente, o coração compassivo se manifesta. Humanidade compartilhada onde, quem ajuda, provavelmente é o maior beneficiado.”
(Relato e reflexões de uma voluntária em Missão Humanitária para Refugiados Ucranianos na Polônia.)
Cristiane Isabela de Almeida
Médica Fisiatra do Hospital Israelita Albert Einstein. Pós-graduação em Saúde Integrativa e Gestão Emocional nas Organizações.

“O Brasil é campeão em número absoluto de homicídios – 7 em cada 10 homicídios são cometidos por armas de fogo. Após anos de pressão da sociedade o Estatuto do Desarmamento foi aprovado em 2003, trazendo um grande avanço e um controle mais racional desses artefatos. Entretando, nos últimos anos, esta agenda está sendo ameaçada e desmontada, provocando uma série de riscos para a sociedade brasilera. É necessário refletirmos sobre o perigo de uma nova onda de proliferação das armas no Brasil, das recentes mudanças na legislação e seus impactos.”
Bruno Langeani
Advogado, mestre em Public Admininstration and Public Policy pela Universidade de York (Reino Unido). É Gerente do Instituto Sou da Paz.

“Por que publicar um livro do século XIX em meio à profusão literária que inunda em nossos dias o mercado editorial? Por que resgatar uma autora quase desconhecida, apesar de ter recebido o Prêmio Nobel da Paz? Por que teimar em falar de Paz quando sabemos que a indústria armamentista é a mais lucrativa? Abaixo as armas!, de Bertha von Suttner, romance cuja protagonista é a reflexão antibelicista, ainda tem muito a nos revelar sobre os argumentos falaciosos que sustentam a guerra.”
Lia Diskin
Formada em Jornalismo com especialização em Crítica Literária, criadora de inúmeros programas socioeducativos no Brasil e no exterior. É Cofundadora da Associação Palas Athena.


13 de setembro de 2022 • terça-feira • 19h
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil 
Atividade acessível – Tradução em Libras