Robert Walter

Presidente da Joseph Campbell Foundation. Atuou por dez anos como educador artístico e produtor, diretor e dramaturgo em peças na Broadway e alternativas, nos maiores teatros da região. Deixou essas atividades para publicar o Atlas Mitológico de Joseph Campbell. Com o falecimento de Campbell em 1990 ele e outros fundaram a Joseph Campbell Foundation para preservar e perpetuar a obra do grande estudioso, e vem editando as obras completas de Campbell. Participou da fundação da URI – Iniciativa das Religiões Unidas. Ministra seminários e palestras sobre mitologia em várias partes do mundo.

Programas com a Palas Athena

Fotos

Vídeos

Programa Arte de viver – Mitos, Ritos e Símbolos – Parte 01

A nave Terra levanta voo: mitologias para o século 21

Artigos

Espaço Unibanco exibe a série “O Poder do Mito”
Agência Estado (16.nov.2004)

Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,espaco-unibanco-exibe-a-serie-o-poder-do-mito,20041116p4175

Mitos de Campbell têm “jornada” em SP
Folha de S. Paulo (25.out.2004)
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/acontece/ac2510200401.htm

Bob Walter vem ao Brasil para dois eventos na Associação Palas Athena
Palas Athena (16.out.2017)
Disponível em: https://www.palasathena.org.br/2017/10/16/bob-walter-presidente-da-joseph-campbell-foundation

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui para baixar a Revista Thot – Número 66

Imprensa

Jornal Gazeta da Zona Leste

Livros Indicados

O poder do mito é fruto de uma série de conversas mantidas entre o autor e o destacado jornalista Bill Moyers, numa brilhante combinação de sabedoria e humor. O casamento, os nascimentos virginais, a trajetória do herói, o sacrifício ritual e até os personagens heroicos do filme Guerra nas estrelas são aqui tratados de modo original. Campbell afirmava que os mitos passados nos ajudam a compreender o presente e a nós mesmos.

Saiba mais

Neste primeiro volume dos quatro que compõem As máscaras de Deus, Joseph Campbell aproxima-nos de um mundo e de uma experiência de vida que podem parecer distantes, mas ainda estão presentes em muitas das nossas crenças, medos e ansiedades. O autor aborda as mitologias dos povos de uma perspectiva não apenas antropológica, mas também histórica e psicológica; recria assim a textura de um passado que não ficou enterrado nas cavernas ou confinado a livros acadêmicos de difícil compreensão, mas que continua pulsando no âmbito do inesgotável mundo interior das culturas e dos indivíduos, despertando assim um interesse sempre atual.

Saiba mais

Este volume, segundo dos quatro que compõem a tetralogia As Máscaras de Deus, inicia com uma reflexão sobre o diálogo mítico entre Oriente e Ocidente: Campbell mostra de maneira singular o encantamento onírico da tradição contemplativa oriental – cujo propósito é a identificação e fusão com o divino. A contrapartida ocidental revela a separação entre as esferas divina e humana; a questão suprema não é a identificação, mas o modo de relacionar-se com a divindade. Este volume aborda mitologias que se desenvolveram na Suméria, no Vale do Nilo, na Índia dravídica, védica e budista, na China taoísta e confuciana, na Coreia, no Tibete e no Japão.

Saiba mais

Este volume trata das relações entre o Oriente e Ocidente, de como as antigas cosmologias e mitologias foram transformadas e reinterpretadas nos mitos gregos e na Bíblia, bem como no Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. O livro aborda questões da atualidade, com o autor desenvolvendo uma crítica à ortodoxia das devoções monoteístas, que têm como implicação a intolerância a partir da crença numa verdade única e excludente. A finalidade do trabalho monumental de Campbell, ao longo de todos os volumes de As máscaras de Deus, é acompanhar geográfica e historicamente o deslocamento de criaturas e povos em busca de espaços mais propícios, do que resultaram sincretismos e superposições de crenças e mitos.

Saiba mais

Uma obra imprescindível para nossos dias. Aborda as funções vitais da mitologia na sociedade contemporânea, dada pelos artistas, literatos e pensadores, os criadores e os visionários de antigas e sempre novas aventuras espirituais. Neste volume, Joseph Campbell desenvolve as quatro funções básicas de toda mitologia, a saber: 1) despertar um sentimento de espanto / maravilhamento diante do mistério da existência; 2) oferecer uma cosmologia, uma imagem do universo compreensível apesar de sua infinitude temporal e espacial; 3) garantir uma ordem social a fim de integrar cada indivíduo em seu grupo de referência; e 4) introduzir esse indivíduo nas realidades de sua própria psique, onde encontrará as vias de sua realização espiritual. 

Saiba mais

Esta obra foi editada e prefaciada pela Dra. Safron Rossi, especialista e curadora das coleções do Opus Archives que reúne os manuscritos de Joseph Campbell e sua biblioteca pessoal. Com base em apontamentos, gravações e palestras ministradas por ele entre 1972 e 1986, Deusas: os mistérios do divino feminino acompanha a evolução da Grande Deusa nas sociedades agrárias da Idade da Pedra, passando pela Anatólia, a Europa Antiga, o Extremo Oriente e a Renascença.

Saiba mais

Neste livro, Carlos Aldemir Farias apresenta e coteja vida e obra do mitólogo estadunidense. Uma das grandes virtudes do autor é conseguir unir o rigor de uma pesquisa de vulto a um texto agradável e fluido. Ele parte da biografia e da obra de Campbell para entender seu interesse pelas narrativas mitológicas universais, tece os paralelos com os arquétipos junguianos, até chegar à influência das teses do mitólogo na cultura pop, quando os argumentos campbellianos, até então herméticos para o público leigo, ganha materialidade e apelo na estrutura narrativa da saga cinematográfica “Star Wars”, do diretor George Lucas. 

Saiba mais

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES

LivrosCursos