Editora
foto_livro_maior

Questão Ancestral: África Negra (A)

Autor(a): Leite,Fábio

R$ 59,00


Esta pesquisa, que marcou época, agora aparece em livro ricamente ilustrado, com prefácio de Fernando Mourão e comentários de Antonio Cândido.
 
Debruçando-se sobre três sociedades negro-africanas (Iorubá do Benin e da Nigéria, Agni-Akan e Senufo da Costa do Marfim), o autor investiga a noção de pessoa. Diante da questão da morte, momento de passagem da existência terrestre do homem à sua condição de ancestral, constroem-se conceitos materiais para a definição do que é um ancestral nessas sociedades.

O livro é inovador e contribui para uma reflexão criativa sobre a identidade africana.



Autor(a)

 Fábio Leite nasceu no Brasil, bacharelou-se em Ciências Políticas e Sociais na Escola de Sociologia e Política de São Paulo e doutorou-se em Ciências Humanas (Sociologia) na Universidade de São Paulo (USP). Ligado ao Centro de Estudos Africanos da USP (CEA/USP) desde 1974, foi credenciado como docente no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Sociologia da FFLCH na linha de pesquisa de sociologia da África Negra, coordenando também a área de África do Oeste e o curso de língua Yoruba. Foi também membro do conselho deliberativo e do conselho editorial da revista África do CEA.

Em fins de 1977, foi enviado oficialmente pela USP para colaborar na implantação de um curso de Português e Civilização Brasileira na Universidade de Cocody, na Costa do Marfim, dando início ao convênio internacional estabelecido entre as duas universidades. Permaneceu na universidade africana de 1978 a 1981, época em que realizou a pesquisa para a elaboração da tese que acaba de ser publicada.