Editora
foto_livro_maior

Imaginação Moral (A)

Autor(a): Lederach, John Paul

R$ 58,00


 O trabalho de John Paul Lederach como mediador e conciliador tem reconhecimento internacional. Fundador e Diretor do Conflict Transformation Program e do Institute of Peacebuilding da Eastern Mennonite University, ele vem atuando como consultor e mediador direto em inúmeras situações, desde o conflito Miskito / Sandinista na Nicarágua até os conflitos na Somália, Irlanda do Norte, País Basco e Filipinas.

Em A Imaginação Moral, ele nos fala sobre a construção da paz com base em experiências pessoais de campo e aborda o cerne daquilo que é necessário para promover mudanças em meio a um ciclo destrutivo de violência, para alterar um relacionamento opressivo ou compreender as causas de um conflito aparentemente resistente a toda tentativa de pacificação.

Lederach lança mão da biologia, poesia, folclore e física, bem como da sabedoria anônima de pessoas que mostraram extraordinária coragem e habilidade em face da violência - tudo para revelar a essência de um processo eficaz de construção da paz.

O livro oferece um rico repertório de percepções, histórias e metáforas que apontam para a imaginação moral tão necessária aos nossos dias. A construção da paz envolve imaginar o que parece impossível em meio ao conflito, construir redes com a perícia e flexibilidade de uma aranha, examinar as questões com visão 360º e chegar aos objetivos por caminhos laterais como fazem os caranguejos, ouvir com respeito, discernir e potencializar as oportunidades.

Em meio à complexidade do mundo moderno e a partir do ponto de vista daquele que se vê no cenário caótico do conflito, o autor nos oferece um centro e um norte, aprofundando nossa compreensão e possibilitando assim o aprimoramento da prática da mediação e da conciliação.

“Este livro é um marco (…) Não há nenhum que se compare a ele na literatura sobre mudanças sociais, paz, conflito, teologia, ética ou espiritualidade, pois nele essas disciplinas se entrelaçam para formar um todo fluido e integrado.” R. Scott Appleby, historiador, e John M. Regan, Jr., diretor do Joan B. Kroc Institute for International Peace Studies da University of Notre Dame.



Autor(a)

John Paul Lederach é reconhecido internacionalmente como conciliador e mediador e atua há mais de 20 anos em uma ampla gama de conflitos desde o miskito/sandinista na Nicarágua até os da Somália, Irlandado Norte, Tajiquistão e Filipinas. Oferece extenso apoio aos esforços de conciliação internacional na América Latina, Ásia, África e Ásia Central, bem como na América do Norte. Vem trabalhando no campo da transformação de conflitos e construção da paz como consultor, instrutor e mediador também no âmbito de comunidades. É professor de Construção da Paz Internacional no Joan B. KrocInstitute of International Peace Studies da Universidade de Notre Damee professor emérito do Center for Justice and Peace building da Eastern Mennonite University. É autor e co-autor de mais de 15 livros e manuais em inglês e espanhol. Suas teorias sobre métodos de resolução de conflitos com fundamento na cultura e saberes locais tem exercido grande influência no campo de ciência política, estudos da paz e relações internacionais. Lederach é doutor em Sociologia (com ênfase em Conflito Social) pela Universidade do Colorado.