• Home
  • Editora
  • Manual Prático - Mindfulness. Curiosidade e aceitação
Editora
foto_livro_maior

Manual Prático - Mindfulness. Curiosidade e aceitação

Autor(a): Marcelo Demarzo

Autor(a): Javier García Campayo

R$ 47,00


Mindfulness ou “atenção plena” é um estado mental que nos permite ancorar no momento presente, de modo totalmente consciente e com aceitação da experiência. Esse estado de consciência, descrito em várias culturas e tradições espirituais, associa-se a uma sensação de bem-estar e plenitude.

Mindfulness também descreve a técnica que nos permite alcançar esse estado. É uma psicoterapia de terceira geração, sobre a qual existe uma importante evidência científica, que se fundamenta em práticas meditativas orientais adaptadas a um cenário secular e universal, sem qualquer orientação religiosa específica.

Mindfulness tem demonstrado sua eficácia tanto no tratamento de doenças psiquiátricas (depressão, ansiedade ou obsessões) como médicas (dor, hipertensão ou câncer). Também é empregada com êxito em ambientes educativos, no âmbito empresarial ou no mundo dos esportes. A difusão desta técnica em todos os países e em todos os campos, nos faz assistir a uma autêntica “revolução mindful”, com epicentro nos Estados Unidos.

Este livro é um manual completo da prática que nos permite desenvolver a experiência de mindfulness, útil tanto para as pessoas que não possuem nenhum conhecimento prévio do tema, como para aquelas que meditam há anos.

É o livro de texto do Mestrado de Mindfulness da Universidad de Zaragoza — o primeiro sobre este tema desenvolvido em uma universidade espanhola.



Autor(a)

Marcelo Demarzo é Médico de Família e Comunidade, Docente do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, e Coordenador do “Mente Aberta” – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP. Especializado em Mindfulness pela Universidade de Massachusetts (EUA) com Jon Kabat-Zinn e Saki Santorelli, e pelo Instituto Breathworks (Inglaterra). É pesquisador em Mindfulness, com especial interesse na implementação de Mindfulness na Atenção Primária à Saúde (APS) e no Sistema Único de Saúde (SUS).

Autor(a)

Javier García Campayo é Professor Titular de Psiquiatria na Universidad de Zaragoza, e Psiquiatra no Hospital Miguel Servet de Zaragoza, Espanha. Presidente da Sociedade Espanhola de Medicina Psicossomática e assessor da Estratégia Nacional em Saúde Mental. É investigador do Instituto Aragonés de Ciências da Saúde. Autor de dez livros científicos, e de mais de 200 artigos científicos sobre dor, fibromialgia, depressão e mindfulness. Dirige o prestigiado Máster de Mindfulness da Universidad de Zaragoza.