“Todos estamos atados numa teia inescapável de mutualidade, entrelaçados por um único tecido do destino. O que quer que atinja a um diretamente, atinge a todos indiretamente” – Martin Luther King.

O pensamento de Luther King não poderia ser mais atual. Uma sociedade que agoniza as dores causadas pela exclusão e a injustiça passa agora por uma profunda cisão entre aqueles que têm como propósito cuidar do bem comum. Os polos se digladiam e conclamam, ambos, a posse da verdade e da justiça. Fechados em suas certezas sobre os fins, desvirtuam os meios.

Para além das ideologias está a Ética, que apenas existe ao ser sustentada em cada ação do cotidiano tanto por aqueles que detêm o poder como por cada um que integra o corpo social, conectados pela rede da vida. Mahatma Gandhi resumiu brilhantemente essa ideia ao anunciar que “os meios são os fins” e inspirou Martin Luther King a promover uma jornada de transformação social baseada em princípios como o respeito à diversidade e a não violência ativa.

De braços dados com seus pares e com os diversos, marchou por Selma e Washington, atravessou as Américas e o tempo e chegou ao Brasil, nos convidando – através do diálogo aberto e sincero – a sonharmos juntos uma realidade digna para todos. Ele nos instiga a procurar que sonhos somos capazes de realizar juntos.

Pensando nisso a Palas Athena em parceria com o Sesc e com a cooperação da UNESCO e do Consulado Geral dos Estados Unidos da América, realiza na terça-feira, dia 5 de abril, às 19h, no Sesc Vila Mariana a 13ª Semana Martin Luther King.

O encontro contará com as mesas temáticas: “Compromisso e Integração – A Psicologia das Ideias de Martin Luther King”, com o psicoterapeuta e psicólogo Camilo Ghorayeb, e “Dois sonhos de liberdade e igualdade: aproximações entre Luiz Gama e Martin Luther King”, com a docente da UNIFESP e especialista em comunicação intercultural Ligia F. Ferreira. A abertura fica a cargo do bailarino, coreógrafo e arte-educador Rubens Oliveira Martins com a apresentação do solo “Encontro com King”; e o encerramento com a cantora Lenna Bahule apresentando um pocket show de seu disco “Nômade”

As Semanas Martin Luther King acontecem todos os anos no mês de abril desde 2004, e têm o objetivo de disseminar o legado da experiência do líder pacifista, revelando sua continuidade e atualidade. No dia 04 de abril de 2016 se completam 48 anos da morte de Martin Luther King.

Suas atitudes, propostas e ideias trazem suporte ao desafio de tornar visíveis as consequências negativas dos preconceitos, da discriminação, do racismo e de todos os comportamentos que, ao longo da história, naturalizaram a exclusão. A Palas Athena disponibiliza em seu site conteúdos para que as pessoas possam realizar atividades em seus espaços de convívio e comunidades durante todo mês de abril. Acesse: https://www.palasathena.org.br/semana_mlk.php

Dentre as atividades da Semana Martin Luther King haverá no domingo, dia 10/04, uma caminhada silenciosa com reflexão sobre frases de King, saindo às 10h do Marco Zero, Praça da Sé, no centro de São Paulo.

13ª Semana Marting Luther King
Data: terça-feira, 5 de abril de 2016
Horário: 19 horas
Entrada Franca
Local: Sesc Vila Mariana

Endereço: Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo (SP)
Mais informações: (11) 3050-6188 | 3266-6188
Retirada de ingressos nas bilheterias do Sesc no dia do evento a partir das 14h.
Limite de 2 ingressos por pessoa.

Sobre os palestrantes

Camilo Ghorayeb, Psicoterapeuta, psicólogo formado pela Universidade São Francisco, mestre em Psicologia Profunda com ênfase em Estudos Junguianos e Arquetipos pela Pacifica Graduate Institute, U.S.A. Representante da Pacifica Graduate Institute no Brasil, professor na Associação Palas Athena, professor convidado nos curso de formação em psicologia Junguiana pelo Ipacamp, e de especialização em psicologia analítica pela Unicamp, além de editor e autor dos livros “Tributo a James Hillman” e “A renegade psychologist, A tribute to James Hillman”.

Ligia F. Ferreira, Docente da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Bacharel em Letras e Linguística (USP), possui doutorado sobre vida e obra de Luiz Gama (Universidade de Paris 3 – Sorbonne). Atuou como profissional de RH no Brasil e na França, onde residiu por treze anos. Especialista em comunicação intercultural, é membro do Grupo de Estudos Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados da USP. Formada em Coaching pela FIA-USP e em terapia transpessoal pelo Instituto DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É autora de Com a palavra Luiz Gama. Poemas, artigos, cartas, máximas (Imprensa Oficial de São Paulo, 2011).

Lenna Bahule é cantora, natural de Maputo, Moçambique. Iniciou sua formação em música aos cinco anos, tendo ingressado na Escola Nacional de Música (ENM) em Maputo onde estudou piano como instrumento principal durante oito anos. Começou a fazer carreira solo como vocalista em 2006, escrevendo canções, participando em festivais culturais e de intercâmbio e fazendo colaborações com diversos artistas moçambicanos e estrangeiros, experimentando gêneros musicais variados. Atualmente, se apresenta com seu trabalho “SOLO”, e acabou de lançar o seu primeiro CD intitulado NÔMADE.

Rubens Oliveira Martins, Bailarino, coreógrafo e arte-educador. Com 30 anos de idade, dedica-se profissionalmente à dança há mais de 15 anos. Rubens atua em diversas frentes. Entre os seus projetos está a criação, direção e coreografia dos grupos Pélagos e Gumboot Dance Brasil. Paralelamente a esses projetos, Rubens é professor do Movimento no Espaço Integrado Articular. Nas suas aulas ensina como regular e equilibrar as forças musculares dando ao corpo a prontidão necessária no dia a dia, levando o aluno a experimentar a dança para o conhecimento e apropriação do espaço e dedica-se a dança- educação no Colégio São Domingos, contribuindo com a construção de consciência corporal na formação dos alunos.