Mohandas Karamchand Gandhi, (1869-1948), mais conhecido na Índia como Mahatma – alma luminosa – abriu horizontes absolutamente inexplorados no campo da política, tornando-a um ato de serviço, de auto-realização e desenvolvimento pessoal. Imbuído de uma profunda confiança no gênero humano e nas capacidades internas do ser humano, fez tremer as bases do Império Britânico ante a exigência de independência de sua pátria, a Índia. Conquista incomum, fora de protocolos, sem apelar às insurreições armadas ou intrigas políticas. A sua ação pública estava impregnada da sua ação espiritual, propondo para o mundo uma nova abordagem das ações sociais.
Política, filosofia, religião não se contradizem entre si; pelo contrário, uma política sem os fundamentos filosóficos e sem o espírito de comunhão e fraternidade entre os indivíduos, fica reduzida a uma mera administração, carente de objetivos claros e de meios apropriados para a sua realização.
Não basta apenas sonhar ou elaborar programas nacionais; é necessário desenvolver uma atitude interna coerente que possibilite a concretização destes sonhos e de tais programas. A própria vida de Gandhi é reflexo disto, pois além da sua contribuição indiscutível para a paz do mundo e o exercício de vias não violentas como meio de obtenção de direitos das nações e dos indivíduos, ele próprio é sua máxima obra. Sua vida e seus feitos são os exemplos mais claros de integração entre as ações públicas e as ações da alma.
Programa
Sábado – 5/10 – 20h
Palestras com entrada franca
Profª. Lia Diskin – co-fundadora da Palas Athena
Associação Palas Athena
Curitiba
Prof. George Barcat
Av. Visconde de Guarapuava, 4061
Bauru
Profª Lucia Benfatti Livraria Dafne
Rua 13 de Maio, 12-6
Jaú
profª. Lucia Brandão
Casa do Advogado – Salão Nobre Av. Rodolpho Magnani, 295
Promoção: Sociedade Jauense de Cultura
Presidente Prudente
profª Isabel C. M. de Azevedo
Instituição Toledo de Ensino – Salão Nobre Praça Raul Furquim, s/nº (Vila Furquim)
Santos
Profª. Teresa de Barros Velloso PRODESAN – Auditório
Praça dos Expedicionários, 11
São José dos Campos
Profª. Mara Novello Gerbelli (Diretora do Centro Pedagógico Casa dos Pandavas) Câmara Municipal de São José dos Campos
Praça Afonso Pena