A roca
Tecendo os fios da alegria e da amizade
As oficinas, a reflexão e as artes promovidas nesta homenagem tiveram sua inspiração em princípios cultivados por Mahatma Gandhi: a resolução pacífica de conflitos, a convivência inter-religiosa, o respeito e o amor por toda a vida. O resultado só poderia ser a amizade, geradora da celebração e da alegria.
Programa
sexta-feira, 2/10 – 19h30 – Celebração
Nesta noite celebramos o aniversário de nascimento de Mahatma Gandhi, com a apresentação do Grupo Giz-en-scene e Meeta Ravindra.
O Grupo Giz-en-scene apresentou uma leitura dramatizada de uma seleção de cenas do poema épico sânscrito Ramayana. A cantora indiana Meeta Ravindra homenageou Gandhi cantando trechos do capítulo IX da Bhagavad Cita e duas canções favoritas do Mahatma.
O Grupo Giz-en-scene foi formado em agosto de 1987 por professores de Grego e Latim e alunos de pós-graduação da UNESP / Araraquara e por um professor de Sânscrito da USP com a intenção de apresentar leituras dramatizadas de textos teatrais gregos, latinos e indianos. Os textos são traduzidos e preparados pelos integrantes do Grupo, que os mostra no palco com alguma produção cênica. Aristófanes, Sófocles, EUlÍpedes, Plauto e Kalidasa, entre outros, fazem parte do repertório do Grupo – que também inclui recitais de poemas das três tradições literárias, bem como textos não originariamente escritos para o palco e textos teatrais brasileiros que mantêm relação com esse teatro clássico. Nesta ocasião será apresentada uma seleção de cenas de um pré-texto do poema épico sânscrito Ramayana, de Valmiki, adaptado por Carlos Alberto da Fonseca, com a supervisão de Rubens Rewald.
Meeta Ravindra nasceu na Índia, em Sevagram, aldeia fundada por Mahatma Gandhi. Iniciou sua carreira aos cinco anos e estudou com eminentes gurus e professores, completando sua formação na Universidade de Nagpur, com distinção em Música. Há vários anos se estabeleceu no Brasil onde continuou com apresentações em teatros, rádios e televisão, tomando conhecida e apreciada a música clássica indiana. Em 1993 foi uma das vencedoras do concurso de Ghazal (uma modalidade da música clássica) na Índia e como prêmio recebeu um contrato com a gravadora Sony-CBS e a distribuição das gravações na Índia e no exterior. Em agosto de 1997, na ocasião do 50º aniversário da independência da Índia, Meeta foi honrada com uma placa comemorativa pelo Cônsul Geral da Índia, pelo seu talento e por promover a música indiana no Brasil.
sábado, 3/10 – 10h – Oficina
O cultivo do corpo e mente jeanne Kuk e Daisy Rodrigues Rojo
No coração da Índia e China antigas despertou a paz do corpo e mente, fonte da alegria, amizade e força interior. Nesta oficina, as práticas desse antigo cultivo recriaram-se para nutrir nossa vida e moldar em nós um novo caráter.
sábado, 3/10 – 11h30 – Apresentaçao de vídeo
Um dia para a Terra
Este documentário em vídeo apresentou a celebração e convivência inter-religiosa na noite de vigília das tradições espirituais e religiosas acontecida na ECO-92, no Rio de Janeiro. Essa vigília foi realizada pelo ISER – Instituto de Estudos da Religião (Rio de Janeiro), que também produziu este vídeo.
sábado, 3/10 – 15h – Oficina
Amizade consigo e o mundo
Coordenação: Jeanne Kuk, Alzira Cattony e Ana Figueiredo
Atividades integradas para jovens, crianças e adultos, celebrando a cooperação, a paz e a convivência. Constaram de habilidades com o Origami, construção de frases inspiradas nos ensinamentos de Gandhi através de quebra-cabeças, e movimentação corporal com músicas e imagens que evocam a integração consigo mesmo e com pessoas de todas as idades.
sábado, 3/10 – 17h – Oficina
Serenidade – Um caminho para a não-violência
Vera Lúcia Paes de Almeida
O caminho para a construção de um mundo menos violento está nas ações do nosso cotidiano. Nos pequenos gestos de cordialidade, no cultivo das atitudes atenciosas, na busca da beleza e da poesia nos nossos corações. Neste encontro refletimos sobre as qualidades que podem nos ajudar a ter uma vida mais harmoniosa e menos violenta, e vivenciamos o estado de serenidade através da meditação com movimento e música.
sábado, 3/10 – 20h – Concerto
Concerto em Homenagem a Mahatma Gandhi Sangitanjali – Oferenda Lírica
José Luiz Martinez e convidados
Neste concerto, compositores brasileiros ofereceram homenagens musicais a Mahatma Gandhi. O programa apresentou peças de vários estilos, tais como o modalismo brasileiro, a música clássica indiana e tendências contemporâneas como o minimalismo e a música espectral. O evento foi encerrado com uma coreografia de Ruth Saint Dennis, dançada por Ana Figueiredo e convidados. O público foi convidado a participar com a realização de mudras (gestos simbólicos).
 
 
Programa:
JagataJanani – Tan Sen (Índia, séc. XVI)
dhntpad em raga bhairavi
José Luiz Martinez (canto e sintetizador) e Gilberto Assis (tambura)
 
PAN – homenagem à música dos povos da floresta
José Luiz Martinez Rafael Simião Alves Guedes (flauta-doce alto); Selma CristinaM. Marino (flauta-doce tenor); José Luiz Martinez, Marcos Mesquita, Gilberto Checchetto (percussão)
 
Leituras I – sobre um poema de Jalauddin Rum
Marcos Mesquita Marcos Mesquita (flauta transversal alto, em sol)
 
A Roca – sobre um poema de George Barcat
José Luiz Martinez Afonso Celso Quartim de Mello Figueiredo (tenor) e Gilberto Assis (baixo elétrico)
 
Homenagem a Mahatma Gandhi
Gilberto Assis Mário Checchetto (sax tenor); Gilberto Assis (baixo elétrico, sintetizador) e José Luiz Martinez (tabla)
 
Tagore: Um Poema
coreografia de Ruth Saint Dennis Ana Figueiredo e convidados (dança)
Marcos Mesquita (flauta); Gilberto Assis (violão) e José Luiz Martinez (tabla)
 
Gestos Para o Mundo
coreografia de Ana Figueiredo Ana Figueiredo e público (mudras)
Afonso Celso Quartim de Mello Figueiredo, Gilberto Assis, José Luiz Martinez, Marcos Mesquita, Mario Checchetto, Rafael Simião Alves Guedes, Selma CristinaM. Marino (água, percussão).
 
Gandhi – A semente de um futuro no interior de cada um
Jacira Gomes Filla e José Antonio Machado Filla
 
Neste encontro refletimos sobre o pensamento de Gandhi firmado na não-violência e na busca constante da verdade. Gandhi continua sendo fonte de inspiração a todos os que buscam uma coexistência pacífica, dedicando-se ao exercício da tolerância e aceitação de todas as crenças humanas.
 

Na oportunidade houve exibição do vídeo Um dia para a Terra- a celebração e a convivência inter-religiosa na noite de vigília das tradições espirituais acontecida na ECO-92, no Rio de Janeiro, realizada pelo ISER – Instituto de Estudos da Religião (Rio de Janeiro).