Há 17 anos, a Palas Athena homenageia Mahatma Gandhi, através de uma semana de comemoração- que vai de 2 de Outubro, nascimento de Gandhi, ao dia 9 do mesmo mês – com eventos voltados à não-violência, prática a qual Gandhi dedicou toda sua vida. Este ano, a Associação teve a idéia de oferecer esse projeto a todos os que queiram trabalhar pela paz.
Enquanto nos anos anteriores a comemoração era realizada em cidades e espaços específicos, agora pretende-se criar uma rede, possibilitando um maior alcance dos eventos, que serão realizados em diversos locais, atingindo assim diferentes públicos através de propostas variadas. O objetivo é, enfim, descentralizar, para ampliar o projeto e ao mesmo tempo permitir maior participação e envolvimento de cada um, que passará de público para co-criador e co-realizador dos eventos.
Cada um de nós poderá levar a proposta para o próprio trabalho, os grupos que frequenta ou tem acesso, o local onde vive… Pode-se desenvolver atividades em escolas, hospitais, orfanatos, penitenciárias, bibliotecas, grupos esportivos, parques, centros de estudo, grupos de teatro, música, fotografia, cultos religiosos, bem como quaisquer outros movimentos participativos.
É importante ressaltar, no entanto, que, tão ou mais importante que a “quantidade” de eventos ocorrendo simultaneamente, é fundamental que se tenha claro o seu objetivo, para que a iniciativa não se perca. O que garantirá a continuidade da proposta de paz na vida cotidiana, será cada um ter o verdadeiro entendimento do que a paz significa, do quanto ela é fundamental para que se tenha um mundo baseado em valores universais e, ao mesmo tempo, do compromisso pessoal que cada um tem de assumir para que tenhamos um mundo melhor.
É fundamental a conscientização de que a paz mundial começa com a paz individual. Assim, para que se consiga uma mudança efetiva da sociedade, é preciso que cada um participe desse processo, atentando para sua responsabilidade pessoal na paz, percebendo a força transformadora de cada palavra (e também do silêncio), de cada ação (e também da omissão) e do quanto, ao contrário do que dizemos, a postura de cada um faz uma grande e decisiva diferença no resultado que vemos refletido no mundo. Cabe a nós, a opção de como usar esse “poder” e a decisão de exercê-lo de forma consciente, responsável e positiva. Como diria o próprio Gandhi:
“Nós devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo” 

Lançamento do livro Autobiografia
Minha vida e minhas experiências com a verdade
Em outubro de 1999, o Consulado Geral da Índia e a Palas Athena realizaram o lançamento do livro Autobiografia – Minha Vida e Minhas Experiências com a Verdade, de Mahatma Gandhi. Tiragem inicial de 5000 exemplares, distribuídos gratuitamente em escolas, organizações de direitos humanos, instituições de segurança pública e presídios, com a presença de Gilberto Gil, que recebeu o 1º exemplar do livro.

Data: 13/10/99 – 19h30

Local: SESC Pompéia
 
 
Concurso Literário 1999
Coordenação: Patrícia Rocco – produtora cultural
José Gaspar – escritor, poeta e músico
Realização: Ação Comunitária do Brasil
Programa Cultura, Lazer & Educação Física
Tema: “ A paz depende de mim”
Concurso: Interpretação do tema “A paz depende de mim”
Através de poesia e prosa, com a participação de crianças e jovens da Educação Infantil e do Ensino Fundamental; adultos e professores do Ensino Médio – 2º grau.
 
Programa de Educação em Ética e Valores Universais
Dirigido a educadores da rede pública de ensino, especialmente das regiões mais carentes e violentas. Seu objetivo é fornecer fundamentos para a introdução das questões éticas básicas relativas à condição humana, na educação de crianças e adolescentes. Além disso, instrumentar os educadores com reflexões e experiências concretas de resolução pacífica de conflitos e o cultivo do diálogo como instrumento de aproximação e criação de um espaço comum que possibilitam a construção de uma sociedade fundamentada em princípios de convivência e de aprendizado constante.
 
 
Gandhi e a Não-Violência
Palestras multidisciplinares envolvendo os seguintes temas: Sobrevivência, Convivência, Transcendência, Contextualização da vida de Gandhi para a sociedade atual com destaque para a política da não-violência criada por ele.
 
 
2º Concurso: Não Violência e Segurança Pública
Concurso de redação dirigido aos Policiais Civis de São Paulo e aos integrantes dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (CONSEG’S). O objetivo deste 2º concurso foi a elaboração de uma redação que relacione Não-Violência e Segurança Pública, tendo como base o pensamento de Gandhi.