A inspiração que nos legou Gandhi abriu novos horizontes na compreensão do que seja a Paz – valor universal que orienta todos os povos, idéia comum de humanidade onde
é possível encontrar-se para se conhecer e articular maneiras salutares de convivência.
Nesta 22ª Semana de Homenagem a Mahatma Gandhi, a Palas Athena oferece reflexões teóricas e propostas práticas para tempos como o nosso, que exigem promoção concreta de experiências individuais e coletivas capazes de consolidar uma cultura de pacificação, participação responsável e solidariedade.
 
Gandhi – em tempo de ação
Mesa Redonda
2 de outubro – quinta-feira – 19h30
Local: Palas Athena
Sob diferentes olhares, esta mesa redonda analisará aspectos da vida e da obra de Gandhi que continuam desafiando a nossa capacidade de implementação.
Aliar o compromisso com a Verdade à ação política; o silêncio da prece à mobilização das massas; a afirmação da liberdade à interdependência evidente, são experiências gandhianas que quebram o paradigma de confronto entre o público e o privado, a santidade e a militância social.
Um jurista, uma bióloga, um poeta-sociólogo e uma educadora abordarão esses paradoxos que enriquecem o repertório do possível e do provável no universo humano.
Hamilton Faria é poeta, fundador e membro do Conselho de Coordenadores e de Administração do Instituto Pólis. Mestre em sociologia pela PUC e professor de sociologia da cultura na Faculdade de Artes Plásticas da FAAP. Egberto de Almeida Penido é Juiz de Direito em São Paulo e mestrando em Ciências da Religião pela PUC-SP. Rita Mendonça é coordenadora no Brasil da Sharing Nature Foundation – entidade internacional voltada para o desenvolvimento de atividades de percepção da natureza e diretora do Instituto Romã de Vivências na Natureza. Lia Diskin é jornalista, co-fundadora e professora da Associação Palas Athena. Criadora e orientadora dos projetos sócio-educativos e culturais da Associação. Coordenadora do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz – um programa da UNESCO. Criadora e conselheira de inúmeros programas nacionais e internacionais de Paz.
 
 
Celebração: Contos e música
4 de outubro – sábado – 18h
Local: Palas Athena
Um momento artístico – uma linguagem universal – para celebrar o legado
de Gandhi, que possa expressar o que simples palavras não conseguem.
Regina Machado contará histórias. Meeta Ravindra, cantora indiana, acompanhada de Sagar Karahe, tablista, e Rosani de Castro no côro e guizos, oferecerá um recital de músicas e canções.

Em torno de Gandhi
Oficina – Palestra – Vivência – Vídeo – Grupo de Reflexão
4 de outubro – sábado – 10h a 16h30
Local: Palas Athena
Oficina – 10h a 11h
Atenção e concentração no fortalecimento da Paz
Leila de Souza Pinto e Ana Alves
Exercícios simples de atenção serão o eixo desta oficina.
A interação entre os participantes será focada nos conceitos de atenção e concentração – a necessidade da educação desse potencial para o desenvolvimento pessoal e coletivo saudável.
Palestra – 10h a 11h15
Efeitos fisiológicos da não-violência
Shotaro Shimada
Serão apresentadas referências de estudos sobre a influência das atitudes de não-violência e das práticas meditativas na fisiologia humana.
Vídeo – 10h15 a 16h15
Uma Força Mais Poderosa – um século de conflitos não-violentos
Maria José Piva e Maria José Sesti Neves
Documentário dirigido por Steve York, exibido pelo Canal GNT. Narrado pelo ator Ben Kingsley, inspirado no livro Strategic Nonviolent Conflict, escrito em 1994 por Peter Ackerman e Christofer Kruegler.
10h15 – Índia: Desafiando o império – o modelo da não-violência. Gandhi e sua estratégia pacífica pela Independência da Índia.
11h – Nashville (EUA): Nós fomos guerreiros. A resistência pacífica de Gandhi chegou aos Estados Unidos no palco de um dos maiores conflitos raciais dos anos 60.
11h45 – Polônia: Nós pegamos Deus pelo braço. O exemplo do líder Lech Walesa e o movimento Solidariedade.
12h30 – África do Sul: Liberdade enquanto vivermos. Os esforços para vencer o apartheid e assegurar os direitos humanos de povos oprimidos.
13h15 – Dinamarca: Morando com o inimigo. Resistência pacífica durante os anos de ocupação nazista.
14h – Chile: Derrota de um ditador. A força dos chilenos ao enfrentar a ditadura de Pinochet.
14h45 a 15h45 – repetição dos episódios Índia e Nashville.
Oficina – 11h10 a 15h30
Pássaros da Paz – Oficina de origami para todas as idades
Alzira Cattony, Edith Cardoso, Silvia Brand e Iara Cattony
O origami, ou dobraduras em papel, é uma arte de origem japonesa que desenvolve paciência, atenção, criatividade e calma interior. Nesta oficina escolhemos os pássaros da Paz – tsurus – pelo simbolismo que possuem e, igualmente, pela intenção de formar com eles uma grinalda de mil pássaros. Isto é, mil desejos de Paz reunidos, expressando o sentimento de milhões de pessoas no mundo todo.
 
Vivência – 11h30 a 12h30
Gandhi e a experiência da oração
Lucia Brandão Saft Moufarrige
Como Gandhi, faremos reflexões e práticas sobre:
A oração silenciosa
A oração solidária
A atmosfera para orações
O tempo despendido em orações
Oficina – 12h30 a 13h30
A meditação na proposta de Gandhi – uma atitude para a paz
Elza Perez Sampedro
Tomar contato com os mecanismos destrutivos que mantêm a violência em nós e ao nosso redor pode ser a chave da transformação em direção à paz. Essa conquista se dá através da prática da meditação, como nos inspira a trajetória de Gandhi.
Grupo de reflexão e leitura – 14h a 15h30
A Arte da Paz – liderança na empresa, família e comunidade
Eleonora Marsiaj e Neusa Serra
Baseado no livro de Keshavan Nair, Editora Campus. O autor aplica as lições de vida de Gandhi aos obstáculos com que se defrontam os líderes contemporâneos – ou qualquer um de nós.
Vivência – 14h a 15h30
Verdade e não-violência em Mahatma Gandhi
Anita Bueno e Nilce Cappoccia
Auxiliados por movimentos e posturas corporais de presença e atenção, os participantes expressarão sua reflexão destes princípios gandhianos em cores e desenhos, individuais ou coletivos.
Vivência – 15h45 a 16h30
A teia do interser
Paulina Berenstein, Ana Alves e Elza Perez Sampedro
Por meio da Dinâmica da Teia vivenciaremos a relação de interdependência que sustenta e mantém o sistema da vida.
“A verdadeira espiritualidade consiste também em estar cônscio de que, se somos interdependentes com tudo e com todos, mesmo nosso menor e mais insignificante pensamento, palavra e ação tem consequências no universo.” Sogyal Rimpoche
A Paz Pede Parceiros
 
Danças – oficinas – jogos – contos – caminhada
5 de outubro – domingo – 10h a 13h30
Local: Espaço Gandhi – Praça Túlio Fontoura, Ibirapuera
As atividades aqui descritas procuram atender os objetivos das seguintes propostas:
Simplicidade Voluntária: Evitar o supérfulo e o desperdício
Ética Solidária: Promover a arte do convívio
Cidadania Responsável: Participar na gestão do bem comum e do espaço público
Valorização das Diferenças: Incentivar as diferenças como fonte de riqueza
Abertura – Dança da Paz
Em construção grupal, a partir da improvisação de movimentos, se faz uma grande “teia” onde vigora sensibilidade, arte corporal, cooperação e participação. Acompanhados pela melodia, os movimentos de cada um de nós se conectam procurando a inspiração e a alegria de viver a Paz.
Revitalização do Espaço Gandhi – Projeto Paisagístico
Um momento para celebrar as parcerias na gestão do bem-comum e do espaço público.
Jogos da Natureza. Vamos brincar e descobrir que podemos nos comunicar com o mundo natural, se nos prepararmos para ouvi-lo. Faremos jogos e brincadeiras que possibilitam a interação e a ampliação de nossa percepção da Natureza.
Danças Circulares
De mãos dadas na Roda vamos unir, por meio do canto e da dança, as culturas de vários povos. Na diversidade emergirá a beleza, a alegria e o encanto da unidade.
Contos e En…cantos
Para cultivar as idéias-coração, construir novos sonhos e iluminar nossa imaginação.
OFICINAS
Pássaros da Paz
O origami, ou dobraduras em papel, é uma arte de origem japonesa que desenvolve paciência, atenção, criatividade e calma interior. Nesta oficina escolhemos os pássaros da Paz – tsurus – pelo simbolismo que possuem e, igualmente, pela intenção de formar com eles uma grinalda de mil pássaros. Isto é, mil desejos de Paz reunidos, expressando o sentimento de milhões de pessoas no mundo tudo.
Simplicidade e não-desperdício
Bonecos de pano – Fuxico
Estas oficinas são baseadas em trabalhos simples feitos de forma cooperativa e no aproveitamento de materiais, para a criação de brinquedos, utilidades e arranjos. Elas resgatam as atividades criativas e manuais – o fazer com as próprias mãos. O que é considerado lixo e descartável pode ser reutilizado para compor algo original e criativo. Para a natureza não existe o lixo, tudo é alimento e nutrientes sustentadores da vida.
Caminhada Silenciosa
Caminhar silenciosamente nos remete a um momento diferente do cotidiano, em que o ambiente a ser percorrido – caminhos, árvores e pássaros, e sobretudo as pessoas – pode proporcionar ao caminhante uma interação e uma identificação fora do comum. Tudo é sentido passo a passo. O tempo se transforma. Caminharemos com calma, atentos ao que se passa ao nosso redor. Será um convite à percepção e ao contato sem palavras. Simbolicamente evocaremos a Marcha do Sal que, liderada por Gandhi, foi uma das primeiras mobilizações pacíficas que uniu milhões de pessoas, conseguindo a independência e a liberdade do seu país sem recorrer à violência.
A Palas Athena agradece a todos os participantes desta programação que, generosamente, destinaram tempo e talento a fim de propiciar alegria, saberes e partilha.
A Paz Pede Parceiros e Instituto Romã
SENAC São Paulo – Design de Interiores, Consulado Geral da Índia e Subprefeitura de Vila Mariana
Fórum de Saúde Social
A Contribuição do Yoga e do Pensamento de Gandhi
Realização: Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo
CEPEUSP – Praça 2, Prof. Rubião Teixeira, 61 – Cidade Universitária
Apoio: UGF – Universidade Gama Filho
A saúde social aliando a experiência de Gandhi e a tradição milenar do Yoga. Considerando que a saúde tem a missão de reparar, prevenir e promover, torna-se evidente a necessidade de direcionar esforços na promoção da saúde social, hoje fragilizada e empobrecida pela falta de diálogo entre as dimensões tecnológicas e humanistas.
Locais:
FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
EEFEUSP – Escola de Educação Física e Esporte da USP
CEPEUSP – Centro de Práticas Esportivas da USP
Palestrantes do Fórum de Saúde Social
 
A. Cesar R. Deveza Silva é médico formado pela PUC-SP, especialista em Homeopatia, Cultura Védica e Medicina Indiana. Professor no curso de pós-graduação em Yoga da UniFMU.
Alícia Souto estudou Yoga em Kaivalyadhama (Lonavla), docente da Cátedra de Teoria e Prática de Técnicas Yóguicas na Escola de Estudos Orientais da Universidade de Salvador (Argentina) e docente no Curso de Aperfeiçoamento da mesma escola e da UniFMU.
Antonio Fernando Stanziani é engenheiro metalurgista e psicoterapeuta.
Cristina Zauhy é assistente social com formação em Psicoterapia Existencial, pós-graduada em Recursos Humanos, consultora em Desenvolvimento Pessoal e Organizacional, membro do Grupo de Estudos de Complexidade e Pensamento Sistêmico da Associação Palas Athena e integra o Conselho editorial da Publicação THOT.
Danilo Forghieri Santaella é professor de Educação Física, Mestre em Fisiopatologia Experimental pela FMUSP, especialista em Yoga pela UniFMU, professor de Yoga do CEPEUSP e professor de Metodologia da Pesquisa Científica da UniFMU.
Bete Santana, Douglas Aranão, João Moris, Márcia Gambôa e Silvio Rocha são Dinamizadores do Programa A Paz Pede Parceiros, da Palas Athena.
Dominic Barter trabalha nas áreas de educação e cultura, coordena os projetos de Comunicação Não-Violenta no Brasil. Britânico, radicado no Rio de Janeiro ministra palestras, oficinas e conduz grupos de práticas em Comunicação Não-Violenta na América do Sul e Europa.
Fabíola Marono Zerbini é advogada, especialista em Educação Ambiental pela ESALQ/USP e mestranda em Ciência Ambiental pelo PROCAM/USP.
George Barcat é professor da Palas Athena.
Geraldo Lorenzi Filho é médico pneumologista, docente da FMUSP na disciplina de Pneumologia do Hospital das Clínicas e diretor clínico do Laboratório do Sono do Instituto do Coração (InCor) do HC-FMUSP.
Gladson de Oliveira Silva é professor de Educação Física e Mestre de Capoeira, coordenador dos cursos de Capoeira do CEPEUSP, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, diretor da PROJETE Liberdade Capoeira e Coordenador do Projeto Porta Aberta.
Go Tani é professor doutor diretor do Centro de Práticas Esportivas da USP.
Humberto Mariotti é médico, psicoterapeuta e coordenador do Grupo de Estudos Contemporâneos da Associação Palas Athena.
Irany Novah Moraes foi professor da Escola de Educação Física e da Faculdade de Medicina da USP, presidente da Academia de Medicina de São Paulo e Autor do Livro: Erro Médico e a Justiça.
José Antônio Machado Filla é professor de Educação Física, coordenador do curso intensivo de Yoga na FMU. Aprofundou-se nos estudos sobre Yoga na Escola de Kaivalyadhama.
José Hermógenes é um dos introdutores de Yoga no Brasil. Autor de vários livros, entre eles Auto Perfeição com Hatha Yoga e Yoga Para Nervosos . Participa de cursos para professores de Yoga em todo Brasil, entre eles o curso de pós-graduação em Yoga da UniFMU.
Judith Berenstein é psicóloga especializada em Psicodrama e gestão do terceiro setor.
Lia Diskin é jornalista, co-fundadora, professora, criadora e orientadora dos projetos sócio-educativos e culturais da Associação Palas Athena. Criadora de inúmeros programas nacionais e internacionais de Paz.
M. L. Gharote é dedicado à pesquisa científica em Yoga, com centenas de artigos e livros publicados. Fundador do Instituto de Lonavla, voltado para a pesquisa literária e educação em Yoga, na Índia.
Maluh Barciotte é Mestre em Biologia; Doutora em Saúde Pública e Ambiental, Diretora da ECON Ambiental, e atual presidente do Instituto Kairós – Ética e Atuação Responsável.
Marcos Rojo Rodrigues é professor de Educação Física, especialista em Yoga pela Escola de Kaivalyadhama, professor de Yoga do CEPEUSP e coordenador do curso de Pós-graduação em Yoga da UniFMU.
Maria Auxiliadora Craice de Benedetto é médica clínica geral e gastroenterologista e proctologista, médica do Ministério da Saúde com atuação no Programa de Assistência ao Ostomizado do Complexo Hospitalar de Heliópolis.
Maria Celeste Castilho é uma das introdutoras do Yoga em São Paulo, professora de Yoga da UniFMU e dos clubes Atlético Paulistano, Esporte Clube Pinheiros e Jóquei Clube de São Paulo.
Maria Fernanda Camargo e Valéria Almeida coordenam o Grupo de Estudos em Prática de Comunicação Não-Violenta em São Paulo.
Mario Ferreira é professor e doutor em Sânscrito na FFLCH USP e psicólogo. Ministra aulas no curso de pós-graduação em Yoga na UniFMU.
Meeta Ravindra, cantora indiana, é formada em música na Universidade de Nagpur. Há anos no Brasil, produziu vários CDs e faz apresentações em teatro, rádio, televisão. Em 1997 recebeu homenagem do Cônsul Geral da Índia pelo seu talento e divulgação da música indiana no Brasil.
Shotaro Shimada é fundador e Professor do Instituto de Cultura Yoga Shimada, pioneiro do ensino de Yoga em São Paulo, professor de Yoga da UniFMU, iniciado na Ordem Ramakrishna pelo Swami Vijyogananda em 1963.