149º Fórum do Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

 7ª Semana Nelson Mandela
Conversas em torno de Eu não sou seu negro

 

Em 18 de julho de 1918 nasceu um dos líderes políticos mais admirados dos últimos tempos. Admiração que não se restringiu à sua terra natal – atravessou oceanos, culturas, etnias e ideologias. Trata-se de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e arquiteto visionário de uma política inclusiva e democrática que derrubou o apartheid imposto pela minoria branca sul-africana durante a maior parte do século XX.

Advogado, ativista e líder da luta contra a segregação racial, passou 25 anos no presídio de segurança máxima sob acusação de conspiração. A pressão internacional deu visibilidade às injustiças locais e, finalmente, conseguiu sua libertação.

Negociação, mediação, capacidade singular para o diálogo com seus próprios algozes e opositores, deram origem à Comissão para a Verdade e a Reconciliação – experiência sul-africana que inspira o mundo inteiro a dirimir e evidenciar violações dos direitos humanos em todos os contextos sociais que emergem.

Nas próprias palavras de Mandela:
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”

Em homenagem a Nelson Mandela, neste Fórum apresentamos “Conversas em torno de Eu não sou seu negro”, documentário indicado para o Oscar sobre o qual é oportuno refletir, perceber, para não se tornar um cúmplice da desumanidade e alienação.


16 de julho de 2021 • sexta-feira • 18h30
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil  

Atividade acessível – Tradução em Libras


 Andréa Arruda Psicóloga com especialização em Ciências Humanas e suas Tecnologias – UNICAMP. Atuou como professora e gestora da Rede Pública Estadual de São Paulo. Foi psicóloga e educadora em projetos com adolescente em medida socioeducativa. Desde 2009 trabalha e pesquisa questões ligadas ao Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, Gênero, Sexualidade e Justiça Restaurativa. Mediadora de Conflitos e Facilitadora de Processos Circulares. Cofundadora do Núcleo de Cultura de Paz e Práticas Restaurativas Nelson Mandela.

Anny Lima Psicóloga clínica e diretora executiva da Verde Oliva ME. É especialista em Museologia, pós-graduada em Gestão de Projetos, bacharel e licenciada em Psicologia e em Educação Artística. Possui Formação em Cultura de Paz e Dinâmicas de Convivência, Ética e em Mediação, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso pela Palas Athena.

Fernando Stanziani Psicólogo e engenheiro. Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da PUC-SP, Psicologia Analítica (C.G. Jung) pelo Instituto Sedes Sapientiae. Consultor empresarial em desenvolvimento humano, planejamento estratégico, qualidade e ética organizacional. Professor universitário nas disciplinas de Psicologia e Ética. Foi professor de Ética Empresarial em cursos de pós-graduação da FIA, FECAP e FIPECAFI. Professor e conselheiro da Associação Palas Athena. Membro participante da iniciativa Coalizão Inter-fé em Saúde e Espiritualidade.

Ivani Francisco de Oliveira Psicóloga, mestra em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve estudos sobre relações raciais brasileiras. Atualmente é docente e supervisora de estágios da Universidade Cidade de São Paulo e colaboradora do Instituto Afro Amparo Saúde.

João Signorelli – Ator profissional desde 1972. Jornalista formado, atuou em mais de 22 novelas, 25 peças de teatro e 12 filmes. Mestre de cerimônias, e em especial das últimas visitas do Dalai Lama ao Brasil. Há dezessete anos se dedica a divulgar a Cultura de Paz através dos espetáculos teatrais Gandhi, Um Líder Servidor e a Ética Inspiradora.

Lourdes Alves de Souza – Educadora, Psicóloga, Especialista em Desenvolvimento Local e conselheira e docente na Associação Palas Athena. Pós-graduada em Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento e Inovação. Mestranda em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Certificada em Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas de Convivência, e em Mediação, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso. Coautora no livro O Papel da Universidade no Desenvolvimento Local – Experiências brasileiras e canadenses. Em 2019, participou do TEDx Talks com o tema Convivência, eis a nossa questão.