20 de agosto de 2021, sexta-feira,  às 18h30
Com Carlos Aldemir Farias, Maria da Conceição de Almeida e Lia Diskin

Mitos são narrativas que dão sentido à vida humana desde os tempos imemoriais. São histórias que se desprendem da realidade cotidiana por sua força imaginativa, simbólica, projetiva, mas, também, e sobretudo, por identificar um acontecimento primeiro, originário, que explica como e onde tudo começou. Todas as culturas humanas têm seus mitos: se mantêm e se transformam por meio deles. Mesmo que as culturas modernas por vezes reduzam os mitos a um saber sem rigor, em contraposição aos saberes científicos, as narrativas míticas são operadores do pensamento responsáveis pela criatividade radical, pela ultrapassagem dos limites entre real e imaginário, entre o físico e o metafísico.

Assim, o dispositivo mítico complementa e amplia a narrativa lógica e racional de todos os humanos como um dos itinerários do pensamento – de ontem, de hoje e de amanhã. Os mitos não são, pois, um conhecimento que precede a ciência, mas uma forma de ordenar o mundo que se distingue das ciências. Contados, recontados e polidos pela bruma do tempo, esses reservatórios simbólicos não envelhecem, pois a sua linguagem primordial são as metáforas.

Nesta live de lançamento do livro intitulado “Joseph Campbell: o maestro dos mitos”, conversaremos sobre passagens da vida e da obra do mitólogo estadunidense para reafirmar a presença viva dos mitos como alimentos das culturas humanas. 

Essa atividade é gratuita.
Não é necessario fazer inscrição.
Basta acessar o YouTube da Palas Athena no dia do Fórum:
Youtube.com/PalasAthenaBrasil


Carlos Aldemir Farias é antropólogo e professor da Universidade Federal do Pará. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Editor de revistas científicas e apaixonado pela poética dos mitos. Vive em Belém do Pará e orienta teses e dissertações no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, na linha de pesquisa Docência e Diversidade.

Maria da Conceição de Almeida –  Antropóloga. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Estudos da Complexidade – GRECOM; Coordenadora pela UFRN/Natal do primeiro ponto brasileiro da Cátedra Itinerante Edgar Morin para o Pensamento Complexo\UNESCO.

Lia Diskin – Formada em jornalismo com especialização em Crítica Literária, Cofundadora da Associação Palas Athena. Conhecida internacionalmente por seu trabalho em favor dos Direitos Humanos, recebeu o Prêmio UNESCO 2006 em Direitos Humanos e Cultura de Paz e o Prêmio Internacional da Jamnalal Bajaj Foundation pela contribuição na difusão dos valores gandhianos fora da Índia. Palestrante nas Nações Unidas na instalação do dia 2 de outubro como Dia Internacional da Não Violência. Acaba de ser agraciada (2020), com o Padma Shri Award, concedido pelo Governo da Índia.