COMO LIDAR COM AS EMOÇÕES EM TEMPOS INQUIETOS
 
Live com Marcia Plessmann
 

Nas últimas décadas registramos um avanço significativo na compreensão das nossas emoções. Psicologia, biologia, antropologia e sociologia emprestaram-se seus saberes oferecendo uma perspectiva mais abrangente, sistêmica e complexa das emoções e seu papel nas escolhas, decisões e valores.

A pandemia, e o distanciamento social necessário, alterou a dinâmica da vida e hoje estamos exaustos emocionalmente; o medo tornou-se uma companhia frequente e insidiosa.

O sistema Vida, em todo o planeta, está em desequilíbrio, perdendo a energia natural e harmônica de se autorregular. Daí a urgência em promover práticas regenerativas para restaurar o solo, a agronomia, as  formas de liderança, a convivência social e familiar.

Para ampliar a compreensão dessa paisagem exaurida, vamos dialogar com o conceito de Cultura Regenerativa, salientando o papel das emoções na interdependência estrutural dos ecossistemas externos e internos. E para dar maior concretude a essas ideias, vamos experimentar uma prática, cujo objetivo é nos familiarizar com nosso próprio repertório de emoções, pensamentos e sensações, criando condições favoráveis para o autocuidado, ganhando governabilidade interna e competência para revitalizar nossas potencialidades e qualidades.

Como diz Carl Gustav Jung: “A emoção é o momento em que o aço encontra a pedra e provoca uma faísca. Emoção é a principal fonte de qualquer tomada de consciência”.


15 de março de 2022 • terça-feira • 19h
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil 
Atividade acessível – Tradução em Libras


Marcia Plessmann – Graduada em Pedagogia com especialização em Administração de RH na FGV, tendo atuado nessa área durante 12 anos na Prefeitura Municipal de São Paulo. Mestre em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professora, coordenadora e diretora em instituições escolares públicas e privadas, por mais de 25 anos. Capacitada em Filosofia, Ética e Psicologia Prática na Palas Athena desde 1994. Integra a equipe de professores dos cursos de Práticas Meditativas, o corpo de facilitadores da Capacitação em Cultura de Paz – Redes de Convivência da Palas Athena para o Programa Segurança Humana da UNESCO, e a equipe de professores da Palas Athena para programas socioeducativos.