Encontro de buscadores 
Com Cristine Cordeiro de Camargo, Patrícia Marcondes Sharp, Rosangela Marcia de Almeida Fujii e Celia Maki Tomimatsu
 

Em uma definição ampla, compaixão é “uma preocupação que surge quando vemos o sofrimento do outro e desejamos que ele acabe”. No entanto, esta definição é apenas a ponta do iceberg.

Como têm demonstrado inúmeros estudos científicos contemporâneos, a compaixão não é uma invenção religiosa, nem uma obrigação moral, mas um instinto básico presente tanto em animais como em humanos, inclusive em bebês que ainda não absorveram valores sociais ou religiosos.

De fato, vai ficando cada vez mais claro que ajuda mútua, amizade, cooperação e amor são vantagens competitivas quando se trata de preservar a vida neste planeta – ao passo que negar nossos sentimentos de empatia em relação a nossos semelhantes pode levar a sofrimento psíquico e comprometimento da saúde física, como se vê no caso de combatentes de guerra.

No entanto, a compaixão pode parecer algo heroico e além de nossas forças, um ideal de santidade inatingível.

Como compreender e trazer para o nosso dia a dia esta força evolutiva.


12 de maio de 2022
Sexta-feira, das 19h30 às 21h30
Modalidade: Presencial ou online


INSCREVA-SE

Célia Maki Tomimatsu – Bacharel em Filosofia, mestre em Ciências da Religião e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Formação em Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas e Formação em Cultura da Paz e Tecnologia da Convivência, ambas pela Associação Palas Athena.

Cristiane Camargo – Professora de Biologia e Doutora em Educação. Formada em Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas e em Cultura da Paz e Tecnologia da Convivência pela Palas Athena.

Patricia Sharp – Especialista em História da Arte, estudiosa de mitologia grega, facilitadora de grupo feminino, formada em Cultura de Paz e Tecnologias da Convivência pela Associação Palas Athena, turma 2021.

Rosângela Fujii – Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, Multiplicadora do Curso de Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas da Associação Palas Athena, pela qual se formou em 2018.