8ª SEMANA NELSON MANDELA
UM PROJETO POLÍTICO DE CONVIVÊNCIA: A UNIDADE NACIONAL
 
Live com Dr. Vusi Mavimbela, Dra. Janet Jobson, Dr. Affonso Massot e Profa. Dra. Nelly Petronella Boonen
 

Até os dias de hoje Mandela continua sendo uma das figuras internacionais mais admiradas e respeitadas do mundo. Não fundou impérios, não acumulou condecorações nem subiu o PIB da África do Sul, seu país natal. Fez muito mais do que isso! Criou uma arquitetura política capaz de unir uma nação dividida pelo horror do apartheid promovendo a reconciliação em lugar da recriminação, a paz em vez do confronto.

Neste Fórum também prestaremos tributo a Desmond Tutu que, junto com Mandela, concebeu a Comissão para a Verdade e a Reconciliação, onde vítimas e algozes puderam ser ouvidos em um cenário onde a justiça não buscava apenas punir mas, sobretudo, “corrigir desequilíbrios e restabelecer relacionamentos rompidos”. Esta é a aspiração genuína de todos os povos e cidadãos do mundo que reconhecem o valor da comunidade, da socialização e da segurança que oferece um senso de pertencimento e de identidade quando respeitados.

Abertura
Vusi Mavimbela
Embaixador da África do Sul no Brasil.

Palestrantes
Janet Jobson
Diretora Executiva da Fundação Desmond e Leah Tutu da África do Sul.

Dr. Affonso Massot
Secretário Executivo de Relações Internacionais do Governo de São Paulo.

Profa. Dra. Nelly Petronella Boonen
Diretora do CDHEP – Centro de Direitos Humanos e Educação Popular; doutora em Educação pela USP; mediadora e especialista em Justiça Restaurativa.


12 de julho de 2022 • terça-feira • 19h
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil 
Atividade acessível – Tradução em Libras