Encontro de buscadores 
Com Arlete Aquino Dal Pino, Maridite Oliveira e Rita Cristina Dias da Costa Vargas
 

É preciso compreender a violência para enfrentá-la, qualquer que seja. Esse é o nosso empreendimento urgente. Um esforço enquanto moradores de uma casa comum: o planeta Terra.

E compreender também a não violência para agir, insistir, resistir e transformar. Compreender que a vida e a paz têm entre si o mesmo vínculo que a natureza tem com o ser humano. O mesmo que liga a biologia à filosofia e natureza e ética.

Um olhar mais aguçado e curioso – que se curva para a natureza e para todos os seres vivos, para o nosso semelhante e para nós mesmos – é o encorajamento necessário para romper com preconceitos cristalizados no tempo, e desvelar as nossas próprias violências.

Para que ahimsa (a não violência) possa ser traduzida em ação, faz-se necessário manter o espanto e a indignação de cada um de nós. Só assim podemos enfrentar e superar as violências enraizadas nas estruturas sociais, institucionais, que afetam toda a sociedade e que estão encobertas nos discursos ideológicos dominantes e cotidianos.

Nessa perspectiva, no encontro de ideais partilhados, na convivência daqueles que se espantaram e se indignaram com a dor e o trauma da violência e que buscaram a cooperação, é que a força mais poderosa de ahimsa ganha força contra o indizível, a destruição, para agir concretamente em direção à paz.

Tudo isso faz parte de nossa experiência como Buscadores da Paz em Ação – e teremos imensa alegria em compartilhar com vocês. Venham! Todos estão convidados!


7 de outubro de 2022
Sexta-feira, das 19h30 às 21h30
Modalidade: Presencial ou online

INSCREVA-SE

Arlete Aquino Dal PinoPsicopedagoga com formação em Metodologia Montessori, Comunicação Não Violenta, Coach Parental, Mediação de Conflitos e Facilitação de Círculos Restaurativos. Membro do Grupo VIVA PAZ.

Maridite Oliveira Médica, com formação em Saúde Pública; Bioética: Cuidados Paliativos; Psicoterapia Psicanalítica; Cultura de Paz e Tecnologias da Convivência; Mestrado em Práticas de Saúde IS/USP; foi Membro do CONPAZ Estadual/SP e da Rede Gandhi de Saúde e Cultura de Paz.

Rita Cristina Dias da Costa VargasProfessora e pesquisadora na área de Educação, Violência e Mediação de Conflitos, com formação em Arquivologia, Direito, Docência do Ensino Superior, Pedagogia Sistêmica, Alfabetização de Jovens e Adultos, Facilitação de Círculos de Construção de Paz, Comunicação Não Violenta, Cultura de Paz e Tecnologias da Convivência, Educação para a Paz e Estratégias da Convivência. Membro do GEEPAZ/UNICAMP.