Fonte: Tibet House 

Foi num final de tarde de sábado ensolarado, junto a Associação Palas Athena, na Capital de São Paulo que comemoramos o 33º aniversário da entrega do Prêmio Nobel da Paz a Sua Santidade o Dalai Lama de um modo muito especial.

A solenidade iniciou-se com os cumprimentos a todos os presentes e um discurso de Professora Lia Diskin, fundadora e dirigente da Associação Palas Athenas. Lia Diskin é conhecida e reconhecida internacionalmente por seu trabalho em favor dos Direitos Humanos, é escritora e recebeu o Prêmio UNESCO 2006 em Direitos Humanos e Cultura de Paz, sendo membro da World Wildlife Fund – Fundo Mundial para a Natureza. Criadora do Projeto Gandhi e a Não Violência, realizado junto à Polícia Militar do Estado de São Paulo. Criadora e coordenadora do projeto Não Violência e Segurança Pública, junto à Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo. Coordenadora do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz, um programa da UNESCO. Recebeu o prêmio Internacional da Jamnalal Bajaj Foundation pela contribuição na difusão dos valores ghandianos fora da Índia. Responsável pelas quatro visitas de Sua Santidade o Dalai Lama ao Brasil.

O discurso de abertura do evento por Lia Diskin foi, como costumeiro, permeado de sabedoria e compaixão, para nossa plateia de pouco mais de 40 pessoas presenciais. Lembrou-nos ainda da importância dos Direitos Humanos para o povo tibetano e toda humanidade e do quanto Sua Santidade o Dalai Lama simboliza a luta não violenta e proteção desses direitos.

A seguir, a Professora Lia Diskin convidou a Dra. Elisa Kozaza, a Presidente da Tibet House Brasil, neurocientista pesquisadora do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein e professora titular do Programa Acadêmico em Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências de Saúde Albert Einstein, e o Sr. Jigme Tsering, o Representante de Sua Santidade O Dalai Lama para América Latina e também Diretor da Tibet House Brasil, para que promovessem o formal lançamento do livro infantil ilustrado de Sua Santidade “A VIDA EXTRAORDINÁRIA DE SUA SANTIDADE O 14º DALAI LAMA: Uma Jornada Iluminada” de Rima Fujita, uma famosa artista japonesa, em versão portuguesa patrocinada pela Palas Athena em conjunto com a Tibet House Brasil.

Lia Diskin convidou-nos a seguir a assistirmos a videos de Sua Santidade O Dalai Lama. Tivemos a oportunidade de assistir ao vídeo de uma regozijosa dança numa interação numa escola infantil tibetana em Dharamsala, Índia, em 24 de abril de 2015 protagonizada pelos laureados com o Prêmio Nobel da Paz, Sua Santidade O Dalai Lama e seu amigo Arcebispo Desmond Tutu, e também a um vídeo de um diálogo entre eles, que refletiu a amizade sincera, os valores e a profundidade do sincero exercício da sabedoria e compaixão praticadas com devoção por ambos.

Como oferenda aos ouvidos e corações dos simpatizantes a cultura tibetana presentes tivemos a preciosa oportunidade de apreciar as canções de autoria do VI Dalai Lama, num conserto todo especial pelo músico e instrumentista tibetano Sr. Loten Namling la, um show ao vivo e online, diretamente de Genebra. Durante sua apresentação musical Loten Namling la, além de nos contar sobre as belíssimas histórias das canções apresentadas, confidenciou-nos o encontro em festivais na Europa de sua banda de rock tibetano Porok Karpo (quer dizer “Corvo Branco” em tibetano) com banda de rock brasileiro “Sepultura”, sua admiração pela banda brasileira e que tem recebido pedido de muitos fãs brasileiros para vir oportunamente ao Brasil a tocar músicas tradicionais tibetanas.

Nesta ocasião memorável para São Paulo e para toda humanidade o Sr. Jigme Tsering, nosso Diretor promoveu um discurso de profundidade, relembrando o valor do reconhecimento de Sua Santidade Dalai Lama com o recebimento do Prêmio Nobel da Paz, lembrando ainda a todos do 74º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas e também nesta data de 10 de dezembro também se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Agradecendo a participação dos apoiadores da THB, disse: ‘Também estou encantado e muito feliz com a presença de pessoas tão maravilhosas em tão pouco tempo. THB se comprometerá a promover a União da Humanidade por Sua Santidade o Dalai Lama sem discriminação baseada em raça, religião e nação e a cultivar os valores universais de amor, compaixão e altruísmo’. Assim Jigme Tsering, reafirmando os valores e compromissos da THB, emocionou com suas palavras a todos presentes (e até mesmo a ilustre tradutora Jeanne Pilli, quebrando o protocolo, tocada com as sinceras palavras de nosso querido Jigme) foram às lágrimas enternecidos.

Sr Jigme Tsering presenteou cada uma das crianças presentes ao evento com um exemplar do livro infantil ilustrado de Sua Santidade “A VIDA EXTRAORDINÁRIA DE SUA SANTIDADE O 14º DALAI LAMA: Uma Jornada Iluminada” de Rima Fujita em português!

Texto oringinal: https://tibethouse.org.br/lancamento-de-livro-infantil/