MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: UMA OPÇÃO PELO DIÁLOGO

Live com Ana Sofia Schmidt de Oliveira e Cássio Filgueiras
 

Em tempos marcados por fortes polarizações que atrapalham e por vezes inviabilizam as relações interpessoais em variados campos (familiar, político, profissional, escolar, social), uma proposta parece capaz de resolver os problemas e evitar os atritos: “eu respeito a sua posição e você respeita a minha!”. Mas será que este tipo de pacto estabelece relações saudáveis entre pessoas com pontos de vista antagônicos? Ou será que promove o silenciamento e a desconexão? É a partir de tais questionamentos que queremos pensar sobre a Mediação de Conflitos e a Construção de Diálogos.

Se a comunicação é uma faculdade natural comum aos seres vivos, bastando a capacidade de emitir e receber mensagens para que ocorra, o diálogo, distintamente, é um ato intencional da razão; não depende apenas de uma habilidade comunicacional, mas de uma disposição racional que precisa ser despertada. Esta é uma das tarefas do mediador, no seu propósito de encaminhar positivamente os conflitos interpessoais, estimulando a reflexão necessária por parte das pessoas que podem até se comunicar, mas não se entendem.

A criação de espaços de diálogo envolve, portanto, o aperfeiçoamento racional e emocional do processo de comunicação. É uma habilidade que deve ser estimulada em todos os ambientes de convívio, sendo a educação para o diálogo a única alternativa às soluções violentas, quer sejam violências explícitas ou sutis – como o silêncio, que nega a presença do outro e confunde respeito com falta de disposição para a escuta. Afinal, o diálogo, é a ferramenta mais poderosa para a desconstrução de um conflito. Dela não podemos abrir mão.

 


21 de março de 2023 • terça-feira • 19h
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil 
Atividade acessível – Tradução em Libras


Ana Sofia Schmidt de Oliveira – Advogada. Mestre em Direito Penal e Criminologia pela USP. Graduanda em Filosofia. Consultora da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB/SP. Membro do Conselho Consultivo da Associação Palas Athena onde formou-se nos Programas de Mediação de Conflitos, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso, Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas. Autora de “A Vítima e o Direito Penal”.

Cássio Filgueiras – Especialista em Direito de Família e em Mediação de Conflitos pelo Cogeae / PUC-SP. Mediador treinado pelo Centre Jeunesse de Montreal, Canadá. Facilitador de Diálogo e de Processos Circulares. Coordenador da Prática do Curso de Formação em Mediação e Construção de Consenso da Palas Athena /ISA-ADRS. Professor no Curso de Formação em Cultura de Paz e Tecnologias da Convivência na turma de 2021 na Palas Athena.