Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /var/www/html/palasathena.org.br/web/gc/sql.inc.php on line 67 Palas Athena
Editora
foto_livro_maior

Primatas e Filósofos

Autor(a): Frans de Waal

R$ 62,00


Livro com 25% de desconto.
* o desconto será aplicado no fechamento do pedido.



Pode a natureza oferecer explicações sobre o comportamento virtuoso? Ou este resulta apenas de uma escolha racional? Quando nos comportamos mal, escutamos repetidamente que aquilo foi “o animal que vive em nós”; mas por que não se diz a mesma coisa quando fazemos o bem?

"Primatas e filósofos" aborda estas questões explorando os fundamentos biológicos que sustentam um dos valores mais caros à humanidade: a Ética.

Frans de Waal – respeitado primatologista da atualidade – argumenta que a biologia evolucionista contemporânea tem uma visão muito vaga do mundo natural, enfatizando nossos gens “egoístas” e reforçando o hábito de rotular comportamentos éticos como humanos, e aqueles menos civilizados como animalescos.

Desse modo, ao buscar as origens da moralidade humana não na evolução mas na cultura, a ciência insiste em afirmar que somos éticos por escolha, não por natureza.

"Primatas e filósofos" registra a exposição de Frans de Waal no Center for Human Values da Universidade de Princeton em 2004, e o debate subsequente com os filósofos Peter Singer, Christine M. Korsgaard e Philip Kitcher, no qual também participa das reflexões o escritor científico Robert Wright.

Hoje, quando estamos nos indagando sobre “direitos dos animais” e “responsabilidades para com todos os seres vivos”, esta obra pode nos oferecer argumentos e fundamentos sólidos tanto da biologia quanto da filosofia.



Autor(a)

Nasceu na Holanda e tornou-se um biólogo/etólogo conhecido por seu trabalho sobre
a inteligência social dos primatas. Seu primeiro livro, Chimpanzee Politics (1982), comparou as práticas de socialização e conspiração de chimpanzés envolvidas nas lutas pelo poder com as dos políticos humanos. Desde então, ele tem traçado paralelismos entre o comportamento dos primatas e o comportamento humano, desde a pacificação e a moralidade até a cultura. Seus estudos científicos são publicados em centenas de artigos técnicos em revistas como Science, Nature, Scientific American e publicações especializadas em comportamento animal. Frans de Waal também é editor ou coeditor de nove obras científicas. Seus sete livros de divulgação, traduzidos para mais de doze línguas, tornaram-no um dos pesquisadores de primatas mais respeitados do mundo. Frans de Waal é Professor C. H. Candler no Departamento de Psicologia da Universidade de Emory e diretor do Living Links Center no Yerkes National Primate Center, em Atlanta, Geórgia. Foi eleito membro da Academia Nacional de Ciências (Estados Unidos) e da Real Academia Holandesa de Ciências.