VALORES DA CONVIVÊNCIA

Uma iniciativa que pretende:
Fortalecer e valorizar profissionais da rede socioassistencial pública e privada, bem como professores;
capacitar para o enfrentamento das mudanças estruturais
e desafios atuais e ampliar horizontes de trabalho e de vida.

CENÁRIO/CONTEXTO

Os conflitos experimentados pelos profissionais da rede socioassistencial pública e privada, bem como professores, no seu dia a dia de trabalho são ilustrativos de conflitos que afetam toda a sociedade: quando não compreendidos e vivenciados de forma transformadora, podem representar o estopim de violências, sejam diretas, simbólicas ou estruturais. Muitas vezes desestimulados por salários excessivamente baixos, pela estafa e por condições institucionais e conjunturais desafiadoras, ficam evidentes suas condições insatisfatórias de trabalho, potencialmente geradoras de conflitos internos e com aqueles a quem devem servir. Assim, faz-se urgente dar suporte a nossos profissionais da rede socioassistencial, oferecendo estratégias de fortalecimento pessoal e dinâmicas promotoras de melhor convivência, que possibilitem a construção de uma sociedade mais segura, responsável, inclusiva e confiável.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O Programa Valores da Convivência visa:
1) Promover a resiliência e estratégias de redução de estresse.
2) Instrumentar esses profissionais para prevenir e resolver conflitos de modo não violento.
3) Fomentar habilidades socioafetivas e estratégias educacionais restaurativas capazes de fortalecer vínculos e valores pró-sociais.

Este programa é continuação do Programa Valores que não têm Preço, que de 1999 a 2007 beneficiou mais de 40 mil profissionais.

PÚBLICO ALVO

O Programa será oferecido gratuitamente profissionais da rede socioassistencial pública e privada, bem como professores.
Ao longo de um final de semana, cada participante terá a oportunidade de vivenciar 10h de workshops presenciais na sede da Palas Athena.

CONTEÚDO PROGMÁTICO

Conduzidos por uma equipe multidisciplinar de professores com vasta experiência nos assuntos que ministram, os temas abordados serão:

Compreensão do Humano
As necessidades afetivas que se realizam na convivência. Vulnerabilidade e acolhimento. Teoria do apego e caminhos para lidar com traumas.

Aprendizagem
Como se conhece o que se conhece? O prazer de aprender como fonte de liberdade e autonomia aliados à responsabilidade: a ecosofia. Dinâmica criativas que promovem a empatia e a solidariedade. Jogos cooperativos e aprendizagem colaborativa.

Consumismo, Individualismo e Competição. A Ética do Cuidado
Quais são as consequências do consumismo e do individualismo? Desenvolvimento versus depredação. Nada é o bastante para quem considera pouco o que é suficiente (Confúcio). A ética do cuidado consigo mesmo, com o outro e o meio ambiente.

Direitos Humanos e Multiculturalismo
Valores tradicionais e valores universais: a inclusão como princípio e a Terra-pátria como destino. Diversidade não implica desigualdade, universalidade não implica uniformidade. Temos o direito de ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza (Boaventura Santos).

Conflitos e Disciplina Restaurativa
O conflito é inerente à existência – ele tem causas, protagonistas, processos e contextos. Vias positivas de abordar os conflitos: diálogo com foco na escuta; mediação para equilibrar o poder entre as partes; empoderamento para viabilizar mudanças; disciplina restaurativa e confiança democrática. Ter os valores como norteadores da ação, para assim criar ambientes de aprendizagem justos e equitativos e nutrir relacionamentos saudáveis.

Pertencimento, Significância e Bem-estar
A busca de pertencimento e significância – resiliência individual e social. As ciências cognitivas e a medicina integrativa sinalizam que as forças pessoais, os relacionamentos positivos, as emoções construtivas, potencializam a criatividade e o senso de bem-estar – rede virtuosa que sustenta talentos e amplia horizontes. Ubuntu: “sou o que sou por aquilo que todos somos”.

Os participantes terão acesso a um site com conteúdos de extensão e sugestões de atividades aplicáveis ao seu dia a dia.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Lia Diskin, Formada em Jornalismo, com especialização em Crítica Literária. Cofundadora da Associação Palas Athena e criadora de dezenas de programas culturais e socioeducativos, Coordenadora do Comitê para a Década da Cultura de Paz – um a parceria Unesco/Palas Athena. Conhecida internacionalmente por seu trabalho em favor dos Direitos Humanos e do pacifismo, na celebração dos 60 anos da Unesco, foi agraciada com o Diploma de Reconhecimento pela sua contribuição na área de Direitos Humanos e Cultura de Paz. Recebeu os prêmios Trip Transformadores; de Difusão dos Valores Gandhianos da Jamnalal Bajaj Foundation; VIII Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos. Autora de: “Cultura de Paz – Redes de Convivência” (SENAC), “Não Violência Doméstica” (Instituto Avon) e “Vamos Ubuntar – um convite para cultivar a paz” (UNESCO), entre outros. Autora e coordenadora de inúmeros projetos, entre eles o Projeto Gandhi e a Não Violência, realizado junto à Polícia Militar do Estado de São Paulo.

CORPO DOCENTE

Ana Paula Navarro
Psicóloga, psicoterapeuta e educadora. Mestranda em Psicologia Clínica junguiana, pós-graduada em Jogos Cooperativos e dedicada a metodologias de convivência e valorização da Cultura de Paz e Cultura da Cooperação.

Cássio Filgueiras
Advogado e economista, é formado e atua como mediador de conflitos há mais de 15 anos.

Fernando Stanziani
Psicólogo, engenheiro, consultor empresarial em desenvolvimento humano, professor universitário em Psicologia e Ética.

José Romão Trigo Aguiar
Médico homeopata, psicoterapeuta, professor de Ética e Filosofia, coordenador do Projeto Social Agentes de Cidadania.

Lourdes Alves
Psicóloga, especialista em Psicoterapia Infantil e Comunitária e em Desenvolvimento Local, multiplicadora das Metodologias de Diálogo e Círculos de Cultura de Paz e colabora na gestão do Conselho Parlamentar de Cultura de Paz.

Marcia Plessmann
Pedagoga, especializada em Administração de RH, atuou por 12 anos na Prefeitura de São Paulo. Mestre em Educação, professora, coordenadora e diretora em instituições escolares públicas e privadas, professora de cursos de Práticas Meditativas.

Tatiane Debei
Professora de Educação Infantil da rede municipal de ensino de São Paulo há 15 anos, é pedagoga especializada em Tecnologia da Educação, pós-graduada em Psicoterapia Junguiana e formada em Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas.

Vanessa Barbosa
Graduada em Desenho Industrial e formada em Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas. Professora de yoga e meditação e terapeuta ayurvedica.

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