02/abril de 2006 – Abertura
Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Leitura poética: “Eu tenho um sonho”, de Martin Luther King – com o ator João Signorelli.
Palestra: A trajetória de Martin Luther King: uma obra inacabada. Prof. Paulo Ayres Mattos – bispo emérito da Igreja Metodista, professor de teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, presidente da Koinonia – Presença Ecumênica e Serviço, ex-membro do Comitê Central do Conselho Mundial de Igrejas (Genebra, Suíça), ex-membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (governo do Presidente Itamar Franco).
Coral da Paz:  do Externato Padre Luiz Tezza –  Regência de Regina Kinjo. Apresentação que integrará o Projeto Música para a Paz, um esforço global para preencher o mundo com música como um chamado pela paz, que ocorrerá entre os dias 31 de março e 2 de abril, trazendo a atenção a um empenho internacional para a paz, ao mesmo tempo para a construção de uma comunidade global de artistas socialmente conscientes e ativos. The Music for Peace Project – www.m4p.org

03/abril de 2006
Auditório da Universidade São Marcos, Unidade Santa Paulina
Palestra: “A atualidade do pensamento de Martin Luther King no início do terceiro milênio” . Dr. Hélio Santos, Professor do Programa do Mestrado em Educação, Administração e Comunicação da Universidade São Marcos e Presidente do IBD – Instituto Brasileiro de Diversidade. 

 

04/abril de 2006
SESC Avenida Paulista
Fórum: 47º Fórum do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz – um programa da UNESCO – “O que me preocupa não é o grito dos violentos. É o silêncio dos bons.” Celso Garbarz – historiador e ativista em direitos humanos.  

08/abril de 2006
Espaço Gandhi – Praça Túlio Fontoura, ao lado da Assembléia Legislativa
Mutirão: A Paz Pede Parceiros – coordenado pela equipe do programa sócio-educativo A Paz Pede Parceiros, da Palas Athena

Homenagem a Martin Luther King
A Declaração de Durban, dirigida a todas as pessoas e povos do século 21, somada ao pensamento de Martin Luther King, traz uma pauta para a educação e o exercício dos direitos humanos no dia-a-dia: desvenda intolerâncias, discriminações, exclusões que se incorporaram em nossa mente e atitudes, inviabilizando o reconhecimento de uma origem e destino comum na trajetória humana, e ao mesmo tempo nos capacita a dar conta disso. Não há como fazer frente ao racismo sem essas competências.
A seguir transcrevemos alguns trechos da Declaração, inspiradora da mobilização para esta 3ª Semana:
Afirmamos, também, a grande importância que atribuímos aos valores de solidariedade, respeito, tolerância e multiculturalismo, que constituem o fundamento moral e a inspiração para nossa luta mundial contra o racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata, tragédias inumanas que durante demasiado tempo têm afetado os povos de todo mundo, especialmente da África.
Afirmamos, ainda, que todos os povos e indivíduos constituem uma única família humana, rica em sua diversidade. Eles têm contribuído para o progresso das civilizações e das culturas que formam o legado comum da humanidade. A preservação e a promoção da tolerância, do pluralismo e do respeito à diversidade podem criar sociedades mais inclusivas. Relatório da Conferência Mundial Contra Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, realizada em 2001, em Durban, África do Sul. O texto completo encontra-se em www.comitepaz.org.br.
 
Tradução do original em inglês: Célia Cymbalista e Edni Gugelmin; revisão técnica: Tônia Van Acker
MARTIN LUTHER KING JR.
Tennesse, Memphis, 4 de abril de 1968: o disparo de um rifle interrompia bruscamente a biografia de um “rei” negro chamado Martinho Lutero Júnior, conhecido no Brasil e no mundo como Dr. Martin Luther King Jr., o maior líder negro das Américas.
Nascido no sul dos Estados Unidos (Atlanta, Geórgia), em 15 de janeiro de 1929, filho de um pastor batista, Martin Luther King recebeu o Nobel da Paz aos 35 anos, sagrando-se o mais jovem laureado pela fundação Prêmio Nobel. Em resposta aos linchamentos e às atrocidades cometidas pelos integrantes da Ku Klux Klan, organizou a resistência pacífica, valorizou o diálogo, unificou as lutas de seu povo, pregou a não-violência, convocou negros e brancos para fundarem as bases de uma convivência harmoniosa, baseada no respeito, na compreensão e na tolerância. A Marcha sobre Washington, que em 1963 colocou mais de 200 mil pessoas nas ruas da capital norte-americana – ocasião na qual ele proferiu seu mais famoso discurso I Have a Dream – mudou a face e a história política e econômica dos Estados Unidos.
Os sonhos não envelhecem. Pode-se calar um homem mas não se pode eliminar o vigor e força de suas idéias, da verdade e da justiça. Onde houver um ser humano lutando por dignidade, justiça e paz, lá será concretizado o sonho de Martin Luther King.
Dr. Hédio Silva Jr.
Outros locais de realização da 3ª Semana Martin Luther King:
CENTRO PEDAGÓGICO CASA DOS PANDAVAS
Av. Santa Rita, 551, Bairro do Souza, Monteiro Lobato – SP
(12) 3979.4157
Coordenação: Mara Novello Gerbelli
pandavas@uol.com.br
CEU ALVARENGA
Estrada do Alvarenga, 3752, Pedreira – SP
(11) 5672.2541
Coordenação: Guilherme Teixeira
alvanac@yahoo.com.br
CENTRO MANDALA
Km 98, Rodovia D. Pedro I
(11) 4594.8236
Coordenação: Lily Sverner
lilysv@uol.com.br
COLÉGIO GANDHI
Rua Miguel Helou, 157, Freguesia do Ó
(11) 3976.5598
Coordenação: Elvira Brito
colegiogandhi@colegiogandhi.com.br
EMEF PEDRO TEIXEIRA
Rua Dom Francisco de Campos Barreto, 51, Jd. São Carlos
São Miguel Paulista
Coordenação: Maria Selma Pissi Orsini
E.E. PROF. DR. LAURO PEREIRA
Rua Frei Francisco Ferreira, Vila Missionária, São Paulo – SP
(11) 5611.9190 / 5614.0075
Coordenação: Jacson Matos
jacsonmatos@gmail.com
ESPAÇO INTERAÇÃO
Rua Graça Aranha, 1177, Jd. Nova Iorque, Araçatuba – SP
(18) 3622.7053
Coordenação: Maria Elvira Tuppy (Vivi)
espacointeracao@uol.com.br
NAZARÉ UNIVERSIDADE DA LUZ
Estrada do Ribeirão Acima, Km 1, Bairro Moinho,Nazaré Paulista – SP
(11) 4597.1136 / (11) 8211.0899
Coordenação: Maria Igínia Sanches / Davi Bimbatti
unidadepedagogica@nazarevivencias.com.br
ILUMINATTIS Centro de Estudos Filosóficos
Rua José de Lamberti, 26, Jd. Americano – Sorocaba – SP
(15) 3221.9856
Coordenação: Regina Proença
regina@iluminattis.com.br