Data: 22/05/2020

Desmond Doss
Objetor de consciência (Estados Unidos)

Desmond Doss (1919-2006) foi um militar norte-americano. Foi socorrista de guerra recebendo Medalha de Honra por salvar a vida de mais de 75 homens de infantaria durante a Batalha de Okinawa em 1945.
Donald Thomas Doss nasceu em Lynchburg, Virgínia, Estados Unidos, no dia 7 de fevereiro de 1919. Filho de William Thomas Doss e Berta Doss foi criado seguindo a doutrina e as crenças da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Em abril de 1942, Doss foi recrutado pelo Exército dos Estados Unidos, mas se negou portar uma arma. A única arma que portava era uma Bíblia de bolso. A insistência de Doss em não tocar em armas irritava os seus companheiros do corpo de treinamento.

Inscrito no corpo de socorristas da 77.ª Divisão de infantaria do Exército Americano nas batalhas do Pacífico, logo conquistou o respeito de seus companheiros. Nos combates, mesmo sob o risco de morte, recusava-se a abandonar os soldados feridos.

“Soldado Desarmado” é um livro de memórias sobre o herói militar da Segunda Guerra Mundial, escrito por Frances Doss, segunda esposa do soldado e lançado no Brasil em 2016.

A história de Desmond Doss virou filme intitulado “Até o Último Homem” (Hacksaw Ridge), sob a direção de Mel Gibson, em que o soldado foi protagonizado por Andrew Garfield.

Desmond Doss faleceu em Piemont, Alabama, Estados Unidos, no dia 23 de março de 2006.

Fonte: eBiografia