Data: 22/05/2020

O Prof. Jean-Marie Muller é fundador e diretor do Instituto de Pesquisa sobre a Resolução Não violenta de Conflitos [IRNC], criado em 1984, que participa das reuniões da Secretaria Geral de Defesa Nacional da França dede 1987.

Iniciou sua carreira como professor de Filosofia e, em 1970, decidiu dedicar-se em tempo integral à pesquisa sobre a não violência e sua aplicação prática como informação, formação e ação. Trabalha em estreita ligação com o Movimento por uma Alternativa Não violenta [MAN], do qual é membro fundador e um dos professores.

De 1985 a 1992 esteve a cargo do curso sobre Estratégia da Ação Não violenta no Instituto de Estudos Políticos da Universidade de Lyon.

Oficial da reserva do exército francês, em 1967 decidiu afastar-se por objeção de consciência. No processo que se seguiu, foi sentenciado a três meses de prisão, mil francos de multa e cinco anos de privação de seus direitos civis. Em 1982 participou do Conselho Consultivo criado pelo Primeiro-Ministro francês para criar uma nova lei sobre a objeção de consciência, que hoje permite aos reservistas obter sanção jurídica para a objeção de consciência no serviço militar.

Em 1970, junto com Jean Desbois, fez greve de fome por suas semanas em protesto contra a venda de seis aviões ‘Mirage’ ao governo militar brasileiro, o que produziu grande impacto junto à opinião pública e obteve o apoio de numerosos movimentos sociais e personalidades.

Em 1972 participou da ação ‘Batalhão da Paz’ enviado ao Pacífico para protestar contra as provas nucleares francesas, a bordo do navio de protesto FRI, da organização ‘Paece Media’. Foi detido na base militar de Hao. Esta foi a última vez que a França realizou provas nucleares a céu aberto.

Jean-Marie Muller é consultor da Universidade para a Paz da Costa Rica e autor de 27 livros sobre a não violência e assuntos correlatos, dentre os quais destacam-se O Princípio da Não violência, Estratégia da Ação Não violenta e A Dissuasão Civil.

Texto publicado em: http://www.comitepaz.org.br/JMMuller.htm