“Bons Pensamentos para 2016”
Por André Cordeiro e Chantal Brissac
Revista 29 horas – Dezembro de 2015

“Biológica e culturalmente a vida é pautada por ciclos e ritmos. Sai ano, entra ano, sentimos a necessidade de cumprir o rito de passagem, e o fazemos desejando bem-estar, felicidade, saúde para familiares, amigos, colegas de trabalho e mesmo para quem sequer conhecemos – tecendo um círculo de intenções e sentimentos que nos conecta com a humanidade. Meu desejo nestes tempos inquietos e inquietantes é que cada um de nós crie, inspire, curta espaços de convivência saudável. Espaços onde o propósito de estar junto não seja para se exibir; monopolizar as atenções; fazer contatos empresariais ou visando negócios; muito menos tirar selfies e postá-las a fim de mostrar quanto e com quem nos divertimos.

Oportunidades de convívio apenas para desfrutar de companhia que outros nos oferecem, para conhecer histórias de vida e pontos de vista sobre acontecimentos recentes, para trocar impressões acerca de um filme ou espetáculo que está em cartaz na cidade.

Estar junto para celebrar a capacidade de oferecer e demandar afeto, respeito, talentos, afirmando a singularidade de cada um e admirando a infinita diversidade que nos congrega. Estar junto para saciar nossa sede de vida e conhecimento, de sentido e pertencimento. Torno-me humano entre humanos, e hoje estamos sendo convocados a nos humanizar mutuamente, a nos importar uns com os outros e a tecer redes de confiança mútua que convidem a olhar o horizonte com renovada esperança.”

Lia Diskin é escritora, conferencista e coordenadora do Comitê Paulista para a década de Paz – programa das Nações Unidas para a disseminação da cultura de paz. É cofundadora da associação Palas athena, que cria e organiza programas culturais e socioeducativos no Brasil.

Matéria publicada em dezembro de 2015, na Revista 29 horas.
Para ler a matéria completa, ou fazer download da Revista, acesse:  https://issuu.com/29horas/docs/revista29horas_74/36