A estação Júlio Prestes será decorada com mais de mil tsurus (pássaros de origami que simbolizam a paz) a partir do dia 19 de janeiro, como parte da exposição A PAZ PEDE PARCEIROS, que percorrerá seis estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda até julho. A exposição é uma iniciativa da Associação Palas Athena com a Concessionária ViaMobilidade, que administra estas linhas do transporte metropolitano de São Paulo.

Os tsurus foram confeccionados por muitas pessoas, desde alunos de escolas públicas, organizações não-governamentais, entidades de Paraisópolis e voluntários da Palas Athena e outros anônimos, formando desde o início uma corrente pela Paz. Além dos tsurus, serão disponibilizados 20 painéis na estação com mensagens de como colocar a Cultura da Paz em prática, índices sobre violência, histórias de pessoas que já estão transformando a sociedade e mensagens inspiradoras de grandes líderes do tema, como Mahatma Gandhi.

A exposição tem como objetivo convidar os usuários do transporte público a refletirem e adotarem em seu cotidiano atitudes amorosas e de respeito recíproco para a construção de uma sociedade mais pacífica, na qual as pessoas possam viver em harmonia, sem medo umas das outras.

A inauguração será no dia 19 de janeiro, quinta-feira, às 12h. O ator João Signorelli conduzirá o evento, que será aberto pela professora Lia Diskin, cofundadora da Associação Palas Athena, e contará com a apresentação do show musical da cantora Nina Neder, acompanhada do grupo de percussão corporal Pomar de Gente, e, em seguida, a banda Jussband, formada por juízes e funcionários do Poder Judiciário do Estado de São Paulo.

Segundo Lia Diskin, a exposição fala sobre a convivência respeitosa e harmoniosa entre as pessoas; de que forma cada um pode praticar relações humanas saudáveis no seu dia a dia. “A PAZ PEDE PARCEIROS é um convite para que tenhamos mais parceiros da paz. A atitude de cada um faz a diferença”, diz Lia.

“Ouvir sem julgar, respeitar a si mesmo e ao outro, cooperar com o outro e a comunidade, indignando-se com a violência e agindo de forma não violenta estão entre as atitudes que serão incentivadas. Estamos falando da importância da generosidade”, comenta Lia.